Secretário da Defesa Civil visita defesas civis dos municípios da SDR de Ituporanga e Taió

taio_3

O secretário estadual da Defesa Civil, Geraldo César Althoff, está acompanhando a comitiva do governador Raimundo Colombo, pelas regionais de Ituporanga e Taió. As visitas acontecem por meio do programa “Governar o Governo”, organizado pela secretaria de Planejamento. Nesta quarta-feira (06), Althoff visitou pela manhã os municípios de Alfredo Wagner, Chapadão do Lageado e Ituporanga, e a tarde, Pouso Redondo, Mirim Doce e Taió. Nos municípios, o secretário se reuniu com os prefeitos e as equipes de defesa civil.

Foto/legenda: Reunião em Taió

Em Alfredo Wagner, o principal assunto tratado foram as obras realizadas no município por meio de um repasse da Defesa Civil Estadual. Três pontes foram reconstruídas e estradas recuperadas após as fortes chuvas que atingiram o município em janeiro e março deste ano. Em 10 anos, o município decretou seis vezes Situação de Emergência devido às enxurradas.

No município de Chapadão do Lageado, o secretário foi recebido pela Comissão Municipal de Defesa Civil, e as principais causas de desastres são granizo e enxurrada. Foram 12 decretos de Situação de Emergência nos últimos 10 anos. Em ambos os municípios, o secretário destacou a importância da criação de uma defesa civil municipal que ultrapasse as atuações apenas em desastres. “Temos que buscar uma estrutura de defesa civil perene, que se reúna além das situações de desastres”, ressaltou.

Em Pouso Redondo, além de falar da nova estrutura da Defesa Civil Estadual, o secretário mais uma vez tratou da importância que os agentes de defesa civil sejam do quadro efetivo da prefeitura. Althoff também tratou do projeto que está sendo construído pela Secretaria, que visa a estruturação das defesas civis regionais e municipais. “Defesa civil é política pública, temos que pensar em estruturas efetivas, com profissionais qualificados e com a mínima estrutura de trabalho” frisou.

No município de Mirim Doce, o secretário acompanhou a reinauguração do Posto de Saúde, comprometido pelas chuvas de janeiro. A cidade decretou Estado de Calamidade Pública e para retomar a normalidade, o Governo do Estado destinou à Mirim Doce aproximadamente R$ 5 milhões, entre obras na saúde, educação, além de recuperação de estradas, acessos e pontes.

Em Taió, Althoff novamente tratou como principal tema, a estruturação das defesas civis municipais e regionais, além de receber solicitações para cursos e capacitações das equipes nas frentes de prevenção e resposta aos desastres.

O último compromisso do secretário foi o seminário na SDR de Taió, que reúne toda a equipe do governo para uma avaliação do dia de trabalho. Amanhã, as visitas continuam pelas SDRs de Rio do Sul e Ibirama.

Agenda secretário
O secretário Althoff estará pela manhã, na Defesa Civil de Rio do Oeste, às 9 horas. Na sequência, vai se reunir com prefeito e defesa civil no município de Agronômica. Às 11h45, o secretário estará na Prefeitura de Rio do Sul. À tarde, o primeiro compromisso será às 14 horas na Prefeitura de Lontras, às 15h30 no município de José Boiteux e às 16h30 na Prefeitura de Ibirama. Os trabalhos serão finalizados às 17h30, na SDR de Ibirama, com o seminário entre governador e secretários de estado.

Mais informações: jornalista Fabiane Pickusch Costa, tel. 48 8843.3695 e email comunicacao@sdc.sc.gov.br.

1alfredowagner_1   pousoredondo_92  mirimdoce_33
 chapadolageado_54

Fotos/legendas: (1) Reunião Alfredo Wagner; (2) Pouso Redondo; (3) Mirim Doce e (4) Chapadão do Lageado.