Secretário da Defesa Civil vistoria obras na Barragem Oeste em Taió

IMG-20150814-WA0073

Durante passagem pelo Alto Vale,o  Secretário de Estado da Defesa Civil, Milton Hobus,vistoriou as obras de sobrelevação da Barragem Oeste de Taió e Barragem Sul, em Ituporanga, na tarde desta sexta-feira, 14. “Toda a população da região do Alto Vale irá colher os bons frutos que o aumento da capacidade de estocagem de água vai proporcionar. Vamos ter um ganho operacional com o canal extravasor”, afirmou.

Conforme Hobus, uma equipe formada por 40 trabalhadores está atuando na obra e na próxima semana, mais uma equipe, com mais equipamentos vai chegar para trabalhar nas obras do vertedouro. “A expectativa é que as obras possam estar concluídas até o final de setembro. Colocamos a proteção do cidadão sempre em primeiro lugar”, destacou.

Com a sobrelevação da Barragem Oeste a capacidade de contenção da estrutura vai aumentar de 83 milhões de metros cúbicos de água para 99,3 milhões, um incremento de 20%. O investimento no alteamento é de mais de R$ 21 milhões.

Uma comitiva formada pelo secretário regional Tiago Maestri, vereadores e empresários do município, acompanhou o secretário Milton Hobus durante a vistoria das obras. O engenheiro civil responsável pelo projeto Washington Cunha e o engenheiro da Prosul, empresa que fiscaliza a obra, Bruno Castro, também acompanharam o grupo.

Na barragem Sul, Hobus visitou a atuação dos profissionais na perfuração do túnel extravasor, que estão com mais de 50% dos cerca de 250 metros de extensão perfurados.

A construção do túnel conta com sete metros de altura e com ele em funcionamento possibilitará maior escoação da água em período de cheias. A intenção é ampliar a seurança de municípios que estão a jusante do barramento.