Secretário de Defesa Civil destaca ações em Brusque

2017 Reun Diretoria Defesa Civil vista 20nov17

Foto: Ascom ACIBr

O secretário de Estado da Defesa Civil, Rodrigo Moratelli, esteve em Brusque na noite desta segunda-feira, 20. Ele se reuniu com lideranças regionais na sede da Associação Empresarial de Brusque (ACIBr) para tratar assuntos referentes à barragem de Botuverá e ações da Defesa Civil. O secretário destacou a importância da união da sociedade.

“As mudanças só vão acontecer se estivermos alinhados. Hoje, a forma de gerenciar a Defesa Civil é transversa e funciona em todas as esferas, pública, associativista e privada. Buscamos proteger o patrimônio social, a vida das pessoas e a continuidade do crescimento regional, com a menor perda fiscal, porque tudo se soma positivamente. E a parceria traz frutos positivos em todos os municípios que compõem o Estado”, destaca Moratelli.

A ACIBr integra o movimento “Voz Única do Vale”, que reúne mais 12 ACIs da região. O presidente da ACIBr, Halisson Habitzreuter afirma que estão trabalhando juntos através desta nova política para ter mais efetividade nas reivindicações enquanto sociedade civil organizada. “A Voz Única é um exemplo disso. Temos elencado prioridades regionais e uma delas é o sistema de prevenção e monitoramento de enchentes”, acrescenta Habitzreuter.

Barragem de Botuverá

O secretário estadual de Defesa Civil explica que todas as obras são sempre projetadas com o menor impacto ambiental, social e econômico. Por isso, se passa mais tempo dialogando sobre os impactos ambientais do que na execução da obra.

“O projeto da Barragem de Botuverá não está na gaveta. Ele está finalizado e o edital está pronto, só precisa lançar. Até agosto deste ano deveriam estar prontas a análise das condicionantes ambientais e dos novos limites, feitas pelo ICM Bio. Os novos limites já estão prontos na Casa Civil e uma consulta pública foi marcada para o dia 13 de dezembro, na Câmara de Vereadores de Botuverá. Ainda não vi essa análise final. Mas o licenciamento ambiental ainda não terminou. Só com isso em mãos iniciamos o processo licitatório”, observa.

A previsão é que as obras na Barragem de Botuverá sejam executadas em 24 meses. O principal desafio será o canal de transferência do rio.

2017 Reun Diretoria Defesa Civil geral 20nov17

Foto: Ascom ACIBr

Ações da Defesa Civil

Atualmente, Santa Catarina está 100% coberta por radares meteorológicos para alertar as equipes que trabalham em situação de emergência. Através do Centro Integrado de Gestão de Riscos e Desastres de Santa Catarina (CIGERD) é possível informar se uma rodovia está bloqueada ou se há alguma crise biológica animal, por exemplo. “São informações integradas, não só por SMS ou mídia social. No início de 2018 vamos lançar também aplicativos móveis. Assim o cidadão pode saber qual a ameaça que está exposto no endereço de monitoramento, o abrigo mais próximo, a rota de fuga, entre outros”, pontua Moratelli.

O CIGERD está localizado em Florianópolis e mantém 20 centros regionais integrados. Em momentos de crise, como uma enchente, a resposta e mobilização estadual agora é mais rápida e efetiva. “Em caso de alerta de vento forte, é possível mobilizar a Celesc para ficar de prontidão, no sentido de religar a energia. Não precisamos mais esperar acontecer. Quanto mais rápido se atende, menos chances se têm de transformar uma crise em desastre. O gerenciamento de risco faz o que já era feito, mas agora no tempo certo”, enfatiza o secretário de Defesa Civil.

Também está sendo finalizado um estudo que mapeia 100% do território catarinense sobre os riscos geológicos e hidrológicos. Através dele será possível fazer uma comparação com o Plano Diretor dos municípios, as áreas de zoneamento e ocupação. Ou seja, serão listados os endereçamentos de áreas seguras e a morfologia especifica de cada local para determinar futuras instalações de indústrias, comércios, edificação multifamiliar e economia rural.

“Não queremos que a crise se transforme em um desastre. Problemas de ocupação urbana sempre vão existir e nós precisamos estar preparados para que a crise não se transforme em desastre”, conclui.

Participaram do encontro o prefeito de Brusque, Jonas Oscar Paegle e seu vice, Ari Vequi, o vice-prefeito de Guabiruba, Valmir Zierke, o vice-prefeito de Botuverá, Alcir Merizio, o vereador de Brusque, Claudemir Duarte, o presidente da Câmara de Guabiruba, Cristiano Kormann, o presidente da Câmara de Botuverá, Alesc Sandro Venzon e o secretário executivo da ADR Brusque, Ewaldo Ristow Filho.

Texto: Ascom SDC e Ascom ACIBr