Secretário de Defesa Civil visita UFSC e manifesta apoio à criação do curso de Meteorologia em SC

dsc07152

Nesta quinta-feira (14), o secretário de Estado da Defesa Civil (SDC), Geraldo César Althoff, esteve na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) para uma visita ao reitor, Álvaro Toubes Prata. O motivo da visita foi manifestar apoio para a criação do curso de Meteorologia e ainda ao curso, em andamento, de Geologia. Segundo o secretário, “a formação de profissionais nessas duas áreas são importantes para o desenvolvimento dos trabalhos em defesa civil tanto na prevenção quanto na resposta aos desastres”.

O curso de geologia iniciou em março deste ano com a parceria da Petrobrás. Já o curso de meteorologia está pronto e validado. A previsão de iniciar é março ou agosto de 2012. Para o reitor, o apoio da defesa civil é importante na criação do novo curso. Há alguns dias, a SDC encaminhou um documento manifestando apoio na criação do curso. Uma das metas da nova secretaria é a implantação de um Sistema Estadual de Monitoramento e Alerta, em parceria já estabelecida com a Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA). Althoff ressalta que será de extrema importância o desenvolvimento de pesquisas e atualizações na área de meteorologia, visando a proteção e defesa da sociedade catarinense.

A Secretaria de Estado da Defesa Civil mantém parceria com a UFSC, por meio do Centro Universitário de Estudos e Pesquisas sobre Desastres – Ceped, na elaboração de projetos como, por exemplo, Produtos Perigosos e a parceria dos trabalhos de geólogos.

Mais informações: jornalista Fabiane Pickusch Costa, tel. (48) 8843.3695 e email comunicacao@sdc.sc.gov.br.