Secretário de Estado da Defesa Civil sobrevoa regiões atingidas por temporal

WhatsApp Image 2017-04-26 at 13.37.07

Foto: secretário Rodrigo Moratelli/ Defesa Civil SC (São Francisco do Sul)

O secretário de Estado da Defesa Civil, Rodrigo Moratelli, sobrevoou as regiões do litoral Norte e Médio Vale do Itajaí na manhã desta quarta-feira (26). Na noite de terça-feira (25) um temporal atingiu diversos municípios de Santa Catarina. No total, 23 municípios foram atingidos pelo evento climático e causou destelhamento em 135 casas, sete famílias ficaram desalojadas e três pessoas morreram. Conforme a Celesc, 350 mil consumidores ficaram sem energia elétrica.

“Com base nas ocorrências repassadas pelas defesas civis municipais, sobrevoamos para ver se há necessidade ou não de decretação situação de emergência. Foi percebido que os casos são bem pontuais, porém os danos existem, principalmente no setor privado. A prefeitura está fazendo o levantamento e assim que estiver pronto, vamos avaliar junto nas prefeituras o que pode ser feito para auxiliar as famílias”, comenta Moratelli.

WhatsApp Image 2017-04-26 at 12.22.43

Foto: Secretário Rodrigo Moratelli/ Defesa Civil SC (Araquari)

Tempo

Desde o início desta semana havia a possibilidade de temporais localizados devido a formação de uma frente fria. Há Aviso de mar agitado e vento forte até quinta-feira.

O vento de sudoeste e sul persistente com rajadas de 60 a 70 km/h no litoral sul de SC, deixa o mar muito agitado, devido à passagem de uma frente fria pelo oceano estendendo-se ao Sul do Brasil.

Os picos de onda variam de 2.0 a 2,5 m, podendo chegar a 3,0 m e 3,5 m especialmente em áreas afastadas da costa, ao sul da Ilha de Florianópolis, causando mar muito agitado a grosso, sendo desaconselhável o tráfego de pequenas e médias embarcações.

O frio também começa a chegar em SC. Veja:

DECLÍNIO ACENTUADO DE TEMPERATURA E GEADA EM SC

Inicio: 21:00h de 26/04/2017

Fim: 07:00h de 29/04/2017

Regiões: ÁREAS ALTAS DA GRANDE FLORIANÓPOLIS, LITORAL SUL, ALTO VALE DO ITAJAÍ, OESTE, MEIO OESTE, PLANALTO SUL E PLANALTO NORTE DE SC.

Previsão: Céu claro com geada, de forma mais ampla no Meio Oeste e Planalto Sul de SC.

Temperatura: Baixa no período noturno e amanhecer, próxima e abaixo de 0°C.

Sistema: Predomínio de uma massa de ar frio e seco, de origem polar em SC.

Recomendações da Defesa Civil SC:

Alagamentos: evite o contato com as águas e não dirija em lugares alagados. Evite transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

Ventos fortes: Proteja-se em local abrigado, longe de placas, de árvores, de postes de energia e de objetos que podem ser arremessados. Se não encontrar um abrigo, agache-se com os pés juntos, com a cabeça encostada em seu peito ou entre os joelhos e as mãos cobrindo suas orelhas ou apoiadas em seus joelhos, fique longe das janelas e lembre-se, o banheiro em alvenaria é o melhor local durante uma tempestade!

Geada: agricultores deverão tomar medidas preventivas (Consulte a Epagri em seu município).

Frio: atenção com população mais vulnerável, como enfermos, moradores de rua, idosos e crianças. Além disso, abrigar animais domésticos nas noites mais frias. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, em virtude das doenças causadas pelo frio (gripe, resfriados, pneumonia, meningite) é essencial tomar medidas simples como manter-se bem agasalhado, beber bastante água e evitar locais fechados e de grande circulação de pessoas, além da higiene frequente das mãos. Essas medidas são de grande valia na prevenção destas doenças, ressaltando que crianças e pessoas idosas são mais suscetíveis às doenças agravadas pelo frio e devem estar mais atentas.

Mar agitado: risco para navegação de pequenas e médias embarcações.

Ressaca: proteger embarcações e apetrechos de pesca e maricultura. Atenção para edificações, infraestruturas e vias em áreas de vulneráveis à erosão e inundações costeiras.