Secretário de Estado da Defesa Civil visita Barragens do Alto Vale

20140612 145317

Na tarde dessa quinta (12), uma visita foi feita pela equipe da Defesa Civil de Santa Catarina, às barragens do Alto Vale do Itajaí.

Barragem Oeste – Taió

O Secretário de Estado, Rodrigo Moratelli acompanhado do Diretor de Prevenção da SDC, Fabiano de Souza vistoriaram a obra da Barragem Oeste, foco de polêmica que deixou a população apreensiva diante dos trabalhos executados no terreno.

De acordo com Moratelli, as obras seguem normalmente e dentro do cronograma. Uma comissão formada pela prefeitura, com sete pessoas vai acompanhar o processo de execução do alteamento da barragem semanalmente.  “A ensecadeira, (estrutura temporária utilizada para isolar ou desviar o fluxo das águas) prevê precipitação de até 150 milímetros mês. Se houver um cenário de risco, a empresa executora da obra tem autoridade para construir mecanismos para oferecer mais segurança aos moradores”, destacou Moratelli.

Diante da situação de cheia do rio e com o volume de água, a empresa executora decidiu elevar a ensecadeira para evitar transbordamento. No entanto, em nenhum momento o nível do rio ultrapassou. Motivada pela pressão sofrida, a empresa decidiu instalar as placas de metal, no espaço de vazão.

Durante a visita, o Secretário foi acompanhado do Prefeito de Taió, Hugo Lembeck, que sanou dúvidas sobre o projeto. Discutiu as informações sobre o projeto e confirmou que já havia se reunido pela manhã com os técnicos das empresa que conduzem a obra de sobre-elevação da Barragem Oeste.

Barragem Norte – José Boiteux

Na barragem de José Boiteux, onde foi registrada manifestação da comunidade indígena nesta semana, o Secretário de Estado, Rodrigo Moratelli se reuniu com a Cacique Cissa. Após conversa com a chefe da comunidade, ficou acordado uma reunião, entre técnicos da Defesa Civil, SDR de Ibirama, Funai e representantes das aldeias de José Boiteux.

O encontro está agendado para o dia 26 de junho na prefeitura do município. Lá, a situação reclamada para os indígenas é a alta do nível do Rio com o barramento. Eles reclamam que no cenário atual, o volume de água foi o mais alto desde o início das atividades, em 1992.
Por causa da alta do rio, três casas foram alagadas e uma ponte danificada. Após a conversa em terra, a cacique acompanhou o Moratelli em um sobrevoo pela área alagada e que deixa a comunidade indígena apreensiva.

unnamed