Defesa Civil esclarece pedido do TCE

IMG 7783

Em coletiva de imprensa, o secretario de Estado da Defesa Civil, Rodrigo Moratelli, esclarece sobre pedido de plano de contingência em caso de colapso da Ponte Hercílio Luz. A solicitação foi feita na semana passada pelo Tribunal de Contas do Estado – TCE/SC. Mas o documento só chegou nas mãos do secretário, na segunda-feira, 27.

Moratelli lembrou que Florianópolis possui um plano de contingência municipal, que prevê ações emergenciais padrões, que podem ser aplicadas em caso de ocorrência. Este plano é adequado para cada caso de ameaça. Caso o TCE/SC não aceite o plano de contingência existente, a Defesa Civil poderá produzir um específico para a ponte Hercílio Luz. Um novo documento poderá conter especificações para a obra de recuperação da ponte e seus arredores, bem como os moradores da área afetada.

É importante ressaltar, que o Deinfra e a empresa responsável pelas obras na ponte já possuem um plano emergencial, produzido antes dos inícios das obras. O plano da empresa inclui, além da questão estrutural da ponte, possíveis riscos no entorno da construção.

Logos após a notificação, o secretário se reuniu com técnicos da Defesa Civil do Estado, município, Deinfra, Corpo de Bombeiros e Capitania dos Portos para buscar o esclarecimento sobre a solicitação feita pelo TCE. Na ocasião trataram do documentos unificados pelos órgãos responsáveis pela segurança, operação e monitoramento dos quesitos de segurança da reforma da Hercílio Luz.

O prazo de resposta para ao TCE/SC vai até sábado,09. No entanto, os setores responsáveis já trabalham na formulação do documento para o órgão. A intenção é que até a próxima terça-feira, o material já esteja nas mãos do procurador que fez o pedido. 

 IMG 7794