Secretário Milton visita municípios afetados nesta sexta-feira

FB IMG 1429895199222

Foto: Paulo Cesar Santos – SDC/SC.

Ao chegar no Oeste de Santa Catarina,  Secretário de Estado da Defesa Civil, Milton Hobus fez uma visita técnica ao município de Ponte Serrada, que decretou Situação de Emergência, devido ao evento registrado na segunda-feira, 20. Após a vistoria nos principais pontos atingidos no município, Hobus se prontificou a auxiliar os moradores, através da prefeitura. “A Defesa Civil não vai medir esforços para auxiliar os municípios afetados.” Disse.

Após essa passagem, a equipe se dirigiu para o centro de recebimento e distribuição de donativos. Lá o prefeito, Eduardo Coppini reafirmou os números de atingidos, residências afetadas e prejuízos públicos e privados.

Os coordenadores regionais da Defesa Civil do Estado, em Canoinhas, Edson Antocheski e de Curtiinauxilia o município na operação de destinação de itens de auxílio humanitários, como cestas básicas, colchões, kits de acomodação, água mineral e kits de higiene e limpeza. Além disso, a distribuição de telhas e pregos que foram enviados pela Defesa Civil de Santa Catarina para o município.

Depois desse momento, o Secretário se deslocou para Xanxerê, cidade mais castigada pelo tornado. Milton Hobus se reuniu com a equipe técnica, SDR de Xanxerê, prefeito e lideranças políticas para traçar estratégias de trabalho no município, a partir desse primeiro momento emergencial.

No município, além de exército, polícias militar e civil, bombeiros militares, procon estadual, Ministério Público de Santa Catarina, Secretaria de Estado da Saúde e três coordenadores regionais que vieram atuam na cidade. Estão na cidade os coredecs de Maravilha, Rogério Golin, de Joaçaba, Adair Flamia, de Chapecó, Clair Bazi e de Xanxerê, Luciano Peri.

Itens fornecidos para Ponte Serrada e Xanxerê:

Telhas, com 4mm, 21,2 mil, de 5 mm, três mil, de 6mm, 16, 5 mil. Foram enviados, 34 rolos de lona. Em cestas básicas foram enviados 3.250 pacotes. Também foram destinados, 250 kits de limpeza.