Secretário Nacional e Estadual da Defesa Civil visitam Joinville após chuvas

IMG 0278

O secretário Nacional de Defesa Civil do Ministério da Integração Nacional, Renato Newton Ramlow, e secretário de Estado de Defesa Civil de Santa Catarina, Rodrigo Moratelli, estiveram em Joinville na sexta-feira, 10. No final da manhã vistoriaram as comunidades danificadas pelas chuvas no mês de janeiro quando 171 famílias ficaram desalojadas e desabrigadas. Antes, estiveram na Prefeitura de Joinville.

A situação de emergência foi homologada pelo Governo do Estado e a partir de segunda, 13, o governo federal deverá avaliar o decreto para o reconhecimento. “A liberação dos recursos vai depender da avaliação do Plano de Trabalho que será apresentado, vou avaliar a documentação para possível liberação de recursos. Sou catarinense e conheço a região”, informou Ramlow. Os recursos serão liberados para ações de resposta.

O secretário de Estado Rodrigo Moratelli informou que tendo a situação de emergência reconhecida, a Caixa avalia o processo e abre a possibilidade para as famílias atingidas sacarem parte do FGTS. Em relação à prevenção de desastres, ele disse que o município já tem muitos projetos encaminhados a nível federal. “A situação de emergência favorece para acelerar os processos e liberar outros recursos para prevenção”, afirma.

IMG 0302

Defesa Civil envia mais itens de ajuda humanitária

A Secretaria de Estado da Defesa Civil destinou maior número de itens de assistência humanitária para as famílias de Joinville. Foram entregues outras 122 cestas básicas; 684 kits de higiene; 130 kits de limpeza; 260 colchões de solteiro e 130 de casal; 375 kits de acomodação de solteiro e outros 188 de casal. Todos os itens foram adquiridos com recursos do Fundo Estadual da Defesa Civil (Fundec) e totalizam R$ 160 mil.

Os produtos estão no centro de recebimento e distribuição montado no Santuário Sagrado Coração de Jesus, no bairro Bucarein. A entrega está sendo feita por equipes da prefeitura de Joinville que mantém uma lista de pessoas cadastradas junto a Secretaria de Assistência Social.