Secretário participa da solenidade de formatura do Batalhão de Ajuda Humanitária

escolhida

Na tarde desta quinta-feira (26), o secretário de Estado da Defesa Civil, Geraldo Althoff, participou da formatura de 43 policiais militares que irão atuar no Batalhão de Ajuda Humanitária. O evento iniciou às 17 horas, no Centro de Ensino da Polícia Militar, em Florianópolis. O Batalhão de Ajuda Humanitária foi criado dentro do programa de Ajuda Humanitária da Polícia Militar, resultado de convênio celebrado entre a Secretaria de Segurança Pública e a Secretaria de Estado da Defesa Civil.

Em dezembro de 2011, para ajudar o Batalhão em situações de desastres, a Defesa Civil Estadual entregou dois caminhões e dois veículos 4×4. Além disso, ao todo, a equipe conta com 213 policiais capacitados para atuar na Ajuda Humanitária. O objetivo, segundo a corporação, é chegar a um efetivo de 500 até o final do ano. De acordo o secretário Geraldo Althoff, o trabalho da unidade será essencial devido à recorrência de desastres no Estado. “Ficamos sensibilizados com a importância que tem essa força-tarefa que está se estruturando na Polícia Militar. Santa Catarina tem uma prevalência de eventos adversos. Por isso, é fundamental a ação da PMSC para capacitação de pessoas que estarão aptas a aumentar o processo de transformação e atuação perante a sociedade”.
A grade curricular do curso contemplou aulas sobre gestão de desastres, organização de força-tarefa, assistência humanitária internacional, conceitos de polícia ostensiva e ordem pública, participação da PM em calamidades, logística e ações integradas  com outras instituições. Para o diretor da coordenação do Batalhão de Ajuda Humanitária, tenente-coronel Adelar Pereira Duarte, os capacitados irão ajudar no pronto-atendimento e resposta às pessoas afetadas. “Estarão focados especialmente nos eventos catastróficos, prestando auxílio. A criação do Batalhão é um marco de diretrizes e melhoria nos serviços de suporte à população nos desastres”.

Confira a galeria de fotos da formatura:

format1  format2 format3  format6 format4