Secretário participa de encontro com o Colegiado de Coordenadores de Defesa Civil da Amfri

dsc03268

O Secretário de Estado da Defesa Civil de Santa Catarina, Geraldo Althoff, esteve reunido na manhã desta quarta-feira (9), com membros do Colegiado de Coordenadores de Defesa Civil (CODEC), órgão vinculado à Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí – AMFRI, que congrega as cidades de Balneário Camboriú, Balneário Piçarras, Bombinhas, Camboriú, Ilhota, Itajaí, Itapema, Luís Alves, Navegantes, Penha e Porto Belo.

Fotos e texto: Camila Raymundi – Assessoria de Comunicação da AMFRI

O objetivo da reunião era demonstrar a organização da região através da constituição do CODEC, apresentar as ações desenvolvidas pelo órgão durante os eventos climáticos de setembro de 2011, solicitar investimentos do Estado na estruturação das Defesas Civis municipais e conhecer as ações do governo para o setor em 2012.

Althoff agradeceu o convite e classificou como louvável a iniciativa da região da AMFRI em constituir o colegiado. O secretário também aproveitou a oportunidade para falar das ações previstas pelo Estado para o próximo ano. Entre elas a regionalização das Defesas Civis, de acordo com as 36 Secretarias de Desenvolvimento Regional espalhadas pelo estado. Na opinião de Althoff, a regionalização tornaria a relação entre a Secretaria de Estado e as Defesas Civis municipais mais efetiva e rápida.

Outra ação prevista para 2012 é a implementação de um projeto de estruturação das Defesas Civis municipais, com base no número de habitantes e nas peculiaridades de cada município. “Pretendemos investir nas equipes e na criação dos fundos municipais e das Secretarias de Defesa Civil para apoiar as ações das coordenadorias”, explicou Althoff.

Solicitações da região
Após a fala do secretário foi a vez dos coordenadores regionais apresentarem suas solicitações. Para o coordenador de Defesa Civil de Penha e presidente do CODEC, Johnny Eurico Coelho, embora os investimentos em prevenção sejam prioridade, outras áreas merecem atenção especial. “Sentimos a necessidade de fortalecimento das nossas coordenadorias em prevenção, resposta e também em recursos para o atendimento”, declarou.

Na lista de solicitações da região estão: a disponibilização pelo Estado de três profissionais (engenheiro, geólogo e biólogo) para prestarem assessoria na elaboração de pareceres; a estruturação das Defesas Civis da região; e o apoio do Secretário Geraldo Althoff na obtenção de recursos para a elaboração dos Planos Municipais de Redução de Risco.