Secretário se reúne com coordenadores de Defesa Civil da regional de Mafra

dsc07438

O programa Governar o Governar esteve na quinta-feira (04), na regional de Mafra, no Planalto Norte, onde o governador Raimundo Colombo e os secretários setoriais participaram de eventos e reuniões. O secretário da Defesa Civil, Geraldo Althoff, se reuniu com os coordenadores municipais de defesa civil, às 17 horas, na Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR).

Participaram do encontro os coordenadores dos municípios de São Bento do Sul, Itaiópolis, o  prefeito Luiz Henrique Saliba e o coordenador de Papanduva. Entre os temas tratados: estruturas locais, decretos de Situação de Emergência dos últimos 10 anos, prevenção, etc. Na ocasião, o presidente da União Municipal de Defesa Civil do Planalto Norte – Umdecplan, Aluisio Moreira, coordenador da Defesa Civil de São Bento do Sul, falou dos trabalhos da entidade ao secretário. A Umdecplan foi criada em 16 de setembro de 2009, e de acordo com Moreira, a intenção do grupo é discutir temas ligados à área de defesa civil em nível regional, além do apoio entre os municípios na ocorrência de um evento adverso. Os encontros acontecem mensalmente e de forma itinerante.

Após a reunião, o secretário seguiu para o seminário com o governador, na Universidade do Contestado – UNC, para apresentar os resultados das visitas e reuniões. Assim, como tem acontecido em outras regionais, o secretário tem ressaltado a importância da regionalização da Defesa Civil Estadual por meio das SDRs, além do apoio do Estado na estruturação das defesas civis dos municípios. Ambos tratam-se dos dois principais projetos da Secretaria de Estado da Defesa Civil.

A Umdecplan
É formada por 12 municípios: São Bento do Sul, Monte Castelo, Irineópolis, Major Vieira, Campo Alegre, Porto União, Canoinhas, Mafra, Papanduva, Três Barras, Itaiópolis e Rio Negrinho. Conheça mais em http://umdecplan.blogspot.com.

Mais informações: jornalista Fabiane Pickusch Costa, tel. (48) 8843.3695 e email comunicacao@sdc.sc.gov.br.