Secretários da Defesa Civil vistoriam barragens no Alto Vale

IMG 4251

Foto: Paulo Cesar Santos – SDC/SC

Durante vistoria técnica nas barragens Sul e Oeste, o Secretário de Estado da Defesa Civil, Milton Hobus cobrou empenho da empresa para entregar as obras ainda no primeiro semestre. “Acreditamos que se o tempo continuar firme em mais três ou quatro meses concluímos as duas estruturas,” disse.

A obra de alteamento da barragem Sul, em Ituporanga está com aproximadamente 83% concluída. Os operários trabalham na concretagem das paredes do túnel extravasor e piso do canal. Caminhões também auxiliam na remoção de materiais restantes para agilizar o processo.

Já em Taió, são aproximadamente 70% de obras conclusas. Os profissionais desse canteiro atuam diretamente na concretagem da sobrelevação. O canal extravasor que já operou passa por reforço também. A intenção é que com esse período de estiagem a parte inferior do vertedouro possa receber o concreto, já que a água impediu por um período a execução desse serviço.

Conforme o secretário adjunto de Estado, Rodrigo Moratelli, as obras estão em andamento sem interferir no curso original do leito, o que é chamado de obra viva. “O rio continua fluindo e em período de chuva o serviço é suspenso já que o canteiro de obra é alagado,” elencou.

No entanto, todo trabalho realizado foi planejado para reduzir o impacto aos moradores a jusante das barragens.  Também foi destacada a importância desse método de trabalho por permitir a operacionalização das barragens em períodos críticos que possam surgir, como as chuvas de setembro que alagaram o Alto Vale.

A Defesa Civil priorizou uma operação para reduzir o volume de água e contou com os 2 metros a mais da sobrelevação de Ituporanga e o canal extravasor de Taió que aumentou a velocidade de vazão na área de armazenamento e automaticamente ampliou o terreno de retenção da água da chuva a montante.

Hobus ressaltou ainda que já está em fase de licitação o estudo de mais uma ação de comportas para ampliar em mais 2 metros a contenção em Ituporanga. Enquanto esse processo está em andamento, a preocupação é finalizar os serviços que entraram na reta final.