Segue o agravamento da estiagem em Santa Catarina

Com o quadro da estiagem se agravando novamente no Estado a Defesa civil de Santa Catarina (DCSC), em conjunto com a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDE), divulgou mais uma edição do Boletim Hidrometeorológico Integrado. O Objetivo é apresentar as condições hidrológicas dos rios catarinenses e avaliar os impactos de abastecimento urbano para todos os municípios do Estado.

De acordo com o documento no mês de abril a chuva foi escassa em Santa Catarina. Os acumulados foram baixos na maior parte do Estado e não chegaram aos 50 milímetros (mm) nas regiões do Extremo Oeste, Oeste, Meio Oeste, Planaltos, Alto e Médio Vale do Itajaí. No Litoral e áreas próximas os volumes de chuva foram mais elevados com pontuais passando dos 150 mm.

Neste período ocorreu irregularidade de chuva na maior parte do Estado. No Extremo Oeste, Oeste, Meio Oeste, Planaltos, Alto e Médio Vale do Itajaí foram de 25 a 30 dias sem chuva. Já no Litoral e proximidades, a chuva foi mais regular.

Em função da estiagem 34% dos municípios estão em estado de atenção, 3% em alerta e 5% em estado crítico em relação ao abastecimento urbano. “Estamos verificando comprometimento do abastecimento em diversos municípios, assim devemos manter as medidas de economia de água”, comentou o chefe da DCSC, Alexandre Waltrick.

Segundo ele, 15 municípios encaminharam, até a última quarta-feira (05), decretos de situação de emergência em função da estiagem. Os municípios são: Aguás de Chapecó, Arvoredo, Barra Bonita, Concórdia, Cordilheira Alta, Mondaí, Paraíso, Peritiba, Presidente Castelo Branco, Riqueza, Romelândia, São João do Oeste, Seara, Serra Alta e União do Oeste.

Confira o Boletim Hidrometeorológico na íntegra:

ícone

Boletim Hidrometeorológico Integrado 006 / 21 2.48 MB 340 downloads

Boletim Hidrometeorológico Integrado 006 / 21 ...

Dicas de economia

• Evite banhos demorados.
  • Mantenha a torneira fechada ao fazer a barba e ao escovar os dentes.

• Limpe bem os restos de comida e jogue no lixo antes de lavar os pratos e panelas.

• Adote o hábito de usar a vassoura e não a mangueira, para limpar a calçada e o quintal de casa.

• Não lave o carro durante a estiagem. Caso necessário utilize balde e pano em vez de mangueira.

• Use regador para molhar as plantas.

• Utilize a máquina de lavar somente quando estiver na capacidade total.

• Mantenha a válvula de descarga regulada e conserte imediatamente vazamentos.