Segundo dia de Seminário Internacional inicia com 29 palestras disponíveis

Mais um dia de atrações intelectuais ocorre nesta quarta-feira, 14, no Centro de Eventos Luiz Henrique da Silveira, Florianópolis. Dentro da programação do II Seminário Internacional de Proteção e Defesa Civil estão 29 palestras nacionais e internacionais.

Na parte da manhã, o evento oportunizou quatro sessões temáticas com os temas de Mudanças Climáticas, erosão costeira e políticas públicas; 10 anos do desastres de 2008 em Santa Catarina; Desastres tecnológicos e gestão de produtos perigosos; além de palestras internacionais. Em cada temática os palestrantes dividiram o tempo em até meia hora para apresentar suas idéias.

O gerente de Produtos Perigosos da secretaria de Estado da Defesa Civil, Almir Vieira, por exemplo, falou sobre as atividades de seu setor. Ele explicou que realiza atividades de fiscalização preventiva de transporte de produtos perigosos com 16 instituições municipais, estaduais e federais.

IMG 1457

“Desde 2014 até agora já capacitamos 1700 pessoas. Temos um cronograma anual de cursos e operações em nosso Estado. Levamos o conhecimento para agentes fiscalizadores até empresários, expedidores, e pessoas com interesse na área. Esse conhecimento auxilia para que o produto seja transportado de forma segura e dentro da legislação vigente” comenta. Em campo, cada instituição fiscaliza de acordo com sua competência e em caso de irregularidade, as providências são tomadas.

Em outra sessão temática, o palestrante José Javier Gómez, do Peru, falou sobre Políticas públicas para redução de desastres. Em sua palestra, ele disse que as mudanças climáticas são responsáveis pela elevação do nível do mar e altera o ecosistema. “A agricultura, por exemplo, depende da chuva regular e se não houver, poderemos ter um problema de alimentação”, citou Gómez.

IMG 1500

Entretanto, Gómez destacou estratégias de adaptação e escalas de decisão política para reduzir os impactos globais. “Modificação da ameaça; ordenamento do território, relocalização, sistemas de previsão e alerta, e partilhar perdas”, apontou.

IMG 1492

O coordenador municipal da Defesa Civil de Bom Jesus do Oeste, Vilmar Nunenov, viajou cerca de 600 km para aproveitar o evento internacional. Ele veio pela oportunidade de ampliar o conhecimento na área de proteção e defesa civil para utilizar no seu dia a dia. “Os palestrantes têm experiência vasta na área e entre as diversas palestras selecionais aquelas que posso aproveitar o conteúdo na minha atividade. Me ajudou muito para ampliar a visão de proteção e defesa civil”, comenta.

Outro coordenador que veio do extremo-oeste do Estado é Angelin Pereira, de Anchieta. Ele também aproveitou os dois dias do Seminário para expandir o conhecimento na área de proteção e defesa civil. “Como os eventos climáticos estão cada vez mais freqüentes, vim buscar respostas a fim de ficar ainda mais eficiente no meu setor para atender rapidamente os cidadãos em casos de situações críticas”, resume Pereira.

IMG 1512

À esquerda, Angelin Pereira. Na direita, Vilmar Nunenov.

O II Seminário Internacional segue até hoje às 19h, no Centro de Eventos Luiz Henrique da Silveira, em Canasvieiras, Florianópolis. O evento é uma organização da secretaria de Estado da Defesa Civil, com apoio da UDESC, UFSC, UNISUL, LAB-RED, FAPESC, Instituo Federal Catarinense, Revista Gestão e Sustentabilidade Ambiental, Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina e Associação Brasileira de Pesquisa Científica Tecnologia e Inovação em Redução de Risco de Desastres. Ainda conta com apoio institucional do Ministério da Integração Nacional.

O objetivo do seminário é debater a importância das políticas públicas e sua inter-setorialidade na redução de risco de desastres, e sua inter-relação com as mudanças climáticas, os migrantes e refugiados, os modelos e opções de desenvolvimento, a segurança pública, a logística humanitária, as ameaças e vulnerabilidades, na perspectiva do Quadro de Ação de Sensai.

Acesse sipdc2018.com.br e saiba mais sobre o II Seminário Internacional.