Seis casas modulares são entregues em São Francisco do Sul

Foto: Divulgação SDC/SC.

Foram entregues na quarta-feira, 29, seis casas modulares, em São Francisco do Sul. O projeto da Defesa Civil de Santa Catarina chegou a famílias que aguardavam o retorno para a casa própria após terem as moradias antigas interditadas pela defesa civil local. É o caso de Andrea dos Santos que aguardava as chaves mais de um ano e meio. “Eu já nem acreditava que era possível. Passava aqui, via de fora, nem imaginava como era por dentro. Achei linda. Estou muito feliz,” disse.

O prefeito Luiz Roberto de Oliveira destacou a importância do projeto e o formato modular que é disponibilizado. “É uma casa bem escolhida pelo governo, pelo modo de construção modular e isotérmica, que suporta até 180 quilômetros de vento hora,” destacou.

Conforme o Secretário, Milton Hobus são quase 300 unidades já montadas em Santa Catarina. “Uma casa como essa fica pronta em cinco dias. Isso permite que as famílias atingidas por eventos adversos sejam atendidas em tempo recorde, após a ocorrência registrada.” Concluiu.

Cada casa modular possui 39 metros quadrados. É composta por dois quartos, sala/cozinha, lavanderia e uma área externa de jardim, disponível pela prefeitura. No caso de São Francisco do Sul, as áreas privativas foram cercadas, o que permite independência para as famílias.

Casa modular:

A estrutura é construída em aço galvanizado. Possui sistema antitérmico, resistente a ventos fortes, granizo, chamas e em caso de uma possível enxurrada, é lavável com água corrente, sem risco de danificar o material.

Os kits casas modulares no lote 2014, custaram aos cofres públicos R$ 38 mil, cada unidade. Os recursos destinados são provenientes do Fundo Estadual da Defesa Civil – Fundec. Para 2015, a Defesa Civil pretende angariar recursos da União para a entrega de mais 2 mil residências.

Beneficiados:

Os beneficiados são famílias que tiveram as casas destruídas por desastres naturais, se encontram em área de risco, tiveram os antigos imóveis interditados pela defesa civil local e ou vivem de aluguel social.

Para receber o novo imóvel, a família dispõe do antigo terreno, tornando ele inutilizado por conta do risco. As escrituras dos novos imóveis devem ser em nome da matriarca da família e não poderão ser alugadas, cedidas ou vendidas pelo prazo mínimo de cinco anos.