Semana com alerta de acumulados de chuvas significativas

Semana com alerta de acumulado de chuvas significativas, temporais (chuvas intensas, ventos fortes, descargas elétricas e granizo) com risco de inundações, enxurradas e escorregamentos. Rajadas fortes de vento sul e mar agitado em Santa Catarina.

Previsão: esta semana é de acumulados significativos de chuvas, próximos à média climatológica de todo o mês de setembro, com possibilidade de temporais isolados com chuvas intensas, ventos fortes, descargas elétricas e granizo.

A situação é de atenção uma vez que muitos municípios ainda estão se reabilitando do desastre da semana passada, as barragens de Ituporanga e Taió estão com capacidade comprometida de 58% e 30%, respectivamente, e os níveis dos rios ainda se encontram altos em muitas cidades.

A cidade de Rio do Sul está com cota de alerta, e as de Indaial, Apiúna, Taió, Ibirama, Rio do Oeste com cota de atenção, ainda refletindo as chuvas da semana passada. Além disso, o solo está bastante saturado e o risco para escorregamentos é muito alto.

Abaixo segue a previsão para os próximos dias:
 
Segunda-feira (05/09): O tempo muda em SC, devido à chegada de uma frente fria ao estado. No Extremo Oeste, chuva e descargas elétricas já ocorrem neste início de manhã. No Oeste, Meio Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul, especialmente próximo à divisa com o RS, o dia começa com mais nuvens passando a encoberto com chuva no decorrer do dia. Nas demais regiões, presença de sol e pancadas de chuva entre tarde e noite. Risco de temporal com presença de granizo isolado. Temperatura elevada pela manhã e tarde, com pequeno declínio no final do dia, especialmente na divisa com o RS. Vento de nordeste a noroeste passando a sul, fraco a moderado com rajadas fortes associadas a temporais. Rajadas fortes de vento sul, da ordem de 50 a 70 km/h no Estado, mais intensas nas áreas próximas do mar, entre a noite desta segunda. 

Terça-feira (06/09): O tempo segue instável com chuva no decorrer do dia em todas as regiões catarinenses com volumes significativos variando entre 40 e 70mm, devido ao deslocamento de uma frente fria no oceano na altura do Litoral de SC, e a presença de um sistema de baixa pressão no Sul do Brasil com reforço do Jato Subtropical (ventos fortes nos altos níveis da atmosfera). Não se descarta o risco de temporal isolado (vento forte, descargas elétricas, granizo), também com risco de inundações, enxurradas, escorregamentos em áreas de encostas. Temperatura com pouca variação. Vento de sul a sudeste, fraco a moderado com rajadas. Rajadas fortes de vento sul, da ordem de 50 a 70km/h no Estado, mais intensas nas áreas próximas do mar, na manhã de terça-feira, deixando o mar agitado. 

Quarta-feira (07/09): O tempo permanece instável com céu encoberto com chuva e descargas elétricas em SC. Os volumes de chuva podem variar entre 40 e 70mm. Mantém o risco de inundações, enxurradas e escorregamentos. Temperatura com pouca variação. Vento de sudeste a nordeste, fraco a moderado.
 
Quinta-feira (08/09): A instabilidade continua no estado, especialmente na faixa leste, com céu encoberto com chuva. Nas regiões do Extremo Oeste, Oeste e Meio Oeste, chuva melhorando do decorrer do dia e no Planalto Sul e Litoral Sul, chuva melhorando à noite. Mais uma vez os volumes podem ficar entre 40 e 70mm. Mantém o risco de inundações, enxurradas e escorregamentos. Temperatura em pequena elevação. Vento de sul a sudeste, fraco a moderado com rajadas.
 
Sexta-feira (09/09): Nebulosidade variável e chuva isolada no Vale do Itajaí, Florianópolis, Planalto Norte e Litoral Norte. Nas demais regiões, melhoria nas condições do tempo com presença de sol, devido a um sistema de alta pressão (massa de ar seco e frio). Temperatura em pequena elevação. Vento de sudeste a nordeste, fraco a moderado com rajadas. Mantém risco de inundação e escorregamentos.
 
TENDÊNCIA 10 a 20/09
 
Nos dois primeiros dias desse período ainda há condições de chuva isolada na faixa leste do estado. Na sequência, tempo firme com sol em SC, devido a um sistema de alta pressão (massa de ar seco e frio). Temperatura baixa no período noturno e amena durante o dia.

Mais informações: Secretaria de Estado da Defesa Civil pelos telefones (48) 3244.0600 ou 4009.9816.