Semana Estadual de Defesa Civil traz especialistas dos Estados Unidos, Chile e Portugal

Arte 2

Clique AQUI ou na imagem para fazer sua inscrição!

A Semana Estadual da Defesa Civil, que marca a data de fundação da Defesa Civil em Santa Catarina, em 18 de maio já está com a programação definida. As ações preveem atividades nas 20 Coordenadorias Regionais, com ações promovidas pelos Coordenadores do Estado em cada Região. Na Grande Florianópolis, um evento internacional marca as comemorações de instalação do órgão. 

Neste ano, a Defesa Civil do Estado promove entre os dias 16, 17 e 18 uma atividade com estudantes de 5° a 7º ano nas 20 Coordenadorias Regionais, que vão aprender de forma lúdica, o conceito Defesa Civil. Material gráfico será disponibilizado com jogos para que os estudantes possam entender alguns processos e eventos que exigem atuação da Defesa Civil do Estado.

Já nos dias 19 e 20, a programação será realizada em Florianópolis. No dia 19, logo após a recepção dos participantes, ocorre a entrega de medalhas Colombo Machado Salles, “Mérito da Defesa Civil do Estado de Santa Catarina”, que é destinada a cidadãos que contribuíram para as ações de proteção e defesa civil no Estado.

Em seguida, o secretário de Estado da Defesa Civil, Milton Hobus faz a abertura oficial do Seminário Internacional de Defesa Civil. É uma ação conjunta com a Udesc, Unisul e Ufsc que ocorre até o dia seguinte, 20 de maio e que encerra a Semana Estadual. A parceria com as instituições foi fundamental para desenvolver as discussões previstas em temas comuns em Santa Catarina e que tem se tornado material de estudo contínuo por pesquisadores e estudantes.

A programação do Seminário prevê no dia 19 de maio: Conferência com o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais – Cemaden, Sessão Temática que vai discutir revisão, monitoramento e preparação para o enfrentamento de tempestades severas e tornados, Geotecnologias aplicadas a Redução de Risco e Desastres, com autoridade de Portugal e Comunicação de Risco – conceito e tecnologia a serviço da comunicação de desastres.

Já no dia seguinte, 20, a programação continua com as Sessões Temática sobre: Redução de Risco, Ciência e Tecnologia com especialistas de universidades brasileiras, Gestão de Riscos e Desenvolvimento com um estudioso da WATERLAC, Universidade de Newcastle e um especialista português que desenvolve projetos na área, em Santa Catarina, Política de Redução de Riscos e Desastres, com professor da universidade do Chile, Estruturação da CE-P2R2 na prevenção e emergências com produtos perigosos na rodovias e prestadores de serviço.

Um dos objetivos da Semana Estadual de Ações da Defesa Civil em 2016, é discutir assuntos que estão presentes no cotidiano das pessoas. A ideia é preparar órgãos públicos, mas os cidadãos e formadores de opinião sobre a importância do serviço de proteção e defesa civil. A programação está voltada para a prevenção, para reduzir as ações de resposta, como forma de demonstrar um Estado cada vez mais eficiente.

A Semana Estadual de Ações de Defesa Civil foi criada através da Lei nº 14.706, de 21 de maio de 2009, e é comemorada de 18 a 24 de maio. No dia 18 de maio é comemorado em Santa Catarina o Dia de Ações de Defesa Civil.

 

Programação da Semana Estadual da Defesa Civil 2016.

Dia

Horário

 

 

 

 

 

16, 17 e 18/ 05

 

 

 

Integral

Atividades promovidas pelos Coordenadores Regionais, nas áreas de coberturas, Norte, Sul, Serra, Grande Oeste, Planalto Norte, Vale do Itajaí, Alto Vale do Itajaí, Litoral Norte e Grande Florianópolis.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

19/05/2016

 

20/05/2016

 

08h

Credenciamento

08h

Sessão Temática – Redução de Risco, Ciência e Tecnologia

Ms. David Stevens (UNISDR/CERRD) – O Marco de Sendai e o papel das universidades na redução do risco de desastres

Dr. Geovani de Paula (UNISUL) -– O programa de pós graduação daUnisul em Defesa Civil e sua produção científica

Dr. Francisco Henrique de Oliveira (PPGPLAN/UDESC) – O perfil científico do Programa de Pós Graduação em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Socioambiental

Facilitador: Dr. Mário Freitas

 

08h30

Abertura (SDC/SC, UDESC, FAPESC, UNISUL)

Entrega de Medalhas Colombo Machado Salles

 

09h15

Conferência – O CEMADEN e seu papel no monitoramento e alerta precoce.

 

Dr. Osvaldo Moraes (Diretor do CEMADEN) 

 

10h15

Coffee Break e posters

 10h15

Coffee Break e posters

 

10h45

Sessão Temática – Previsão, monitoramento e preparação para o enfrentamento de tempestades severas e tornados.

Dr. Harold Edward Brooks (NOAA/USA) – Tempestades Severas e Tornados: detecção e previsão.

Dr. Ernani Nascimento (Universidade Federal de Santa Maria) – Da academia à operação: resultados de análises de tempestades severas e tornados ocorridos no Sul-Sudeste do Brasil.

Facilitador: Ms. Frederico Rudorff

10h45

Sessão Temática – Gestão de Riscos e Desenvolvimento

Dr. Esteban Castro (WATERLAC, Universidade de Newcastle) – 

Dr. Mário Freitas (LAB-RED/ UDESC e RBP-RRD) – A estiagem no Oeste Catarinense como uma questão de opções de desenvolvimento  

Facilitador: Dr. Sérgio Portella (CEPEDES/FIOCRUZ))

 

12:h45

Almoço

12h30

Almoço

 

14h

Sessão Temática – Geotecnologias aplicadas a Redução de Risco e Desastres

Dr. Jorge Rocha (IGOT, RISKan, Universidade de Lisboa) – Modelação Espacial Aplicada à Avaliação e Gestão de Perigosidades e Risco Ambiental: A experiência do Riskam”

Dra. Maria Silvia Pardi Lacruz (CRS/INPE – UFSM) – “Geotecnologia para o monitoramento de secas e inundações”

Facilitador: Dra. Mariane Alves Dal Santo (LAB-RED -UDESC).

 

Sessão Temática – Política de Redução de Riscos e Desastres

Dr. Hugo Romero (FAU – Universidade do Chile, Diretor do CIVDES) – Ecologia Política dos Desastres

Dra.Norma Valencio (NEPED, UFSCar) – Implicações do desequilíbrio de poder entre diferentes conhecimentos e saberes na gestão de riscos de desastres

Facilitador: Dra.Regina Panceri

 

16h

Coffee Break e posters

 16h

Coffee Break e posters

 

16h30

Sessão Temática –Comunicação de risco

Ms. Sarah Cartagena(Pesquisadora LabRed/UDESC) – Comunicação de Risco – conceitos e discussões

 

Paulo Cesar Santos (Assessoria de Comunicação da SDC-SC) – A tecnologia na comunicação de riscos e desastres

Facilitador: Ms. Lisangela Albino

16h30 

Sessão Temática – Estruturação da CE-P2R2 na prevenção e emergências com produtos perigosos

Dr. Antônio Edésio Jungles (CEPED/UFSC) – A realização do projeto de estruturação da CE-P2R2 em parceria com a SDC

Ms. Fernando Lo Feudo Ferreira – (CEPED/UFSC) – Resultados do projeto da estruturação da CE-P2R2

Almir Vieira (SDC) – Legislação da criação e estruturação da CE-P2R2

Prof. Márcio Antônio Vaz de Oliveira (ABNT) – Legislação, transporte, normas da ABNT e procedimentos de emergências com produtos perigosos.

Facilitador: Mestrando Fabiano de Souza

 

18h30

Sessão de pôsteres

 18h30

 Encerramento