Seminário debate ações da Defesa Civil em situação de desastres naturais

seminrio_defesa_civil_003

O Seminário Regional de Defesa Civil, realizado na sexta-feira, 1º, no auditório da Câmara de Vereadores de Taió, discutiu ações para a prevenção e preparação para situações de desastres naturais, nos municípios de abrangência da Secretaria de Desenvolvimento Regional de Taió. O evento contou com o apoio da Secretaria de Estado da Defesa Civil. “O Governo do Estado tem se preocupado muito com esta área, melhorando o atendimento e dando uma resposta mais rápida e eficiente a toda comunidade catarinense”, destacou o secretário regional de Taió, Hugo Lembeck.

Foto: Assessoria de Comunicação SDR Taió

As palestras, que tiveram como ministrantes os colaboradores da Defesa Civil Estadual, permitiram a sociedade debater e relatar situações de dificuldades vividas na enchente de setembro de 2011. O gerente de operações e assistência da Defesa Civil do Estado, Fabiano de Souza, realizou um debate com os participantes, que possibilitou avaliar as cheias ocorridas em Taió. “Perante as dificuldades naturais, precisamos saber a melhor maneira de planejar e organizar as ações de enfrentamento aos desastres.”

Técnicos da Defesa Civil Estadual apresentaram ainda, a nova Política Nacional de Defesa Civil; Planos de Contingência; atribuições e estruturação das Coordenadorias Municipais de Defesa Civil (Comdecs) e o projeto de Prevenção e Mitigação de Desastres na Bacia do Rio Itajaí. Aproximadamente 100 pessoas participaram do evento, entre elas, o prefeito de Taió, Ademar Dalfovo; a prefeita de Mirim Doce, Maria Luiza Kestring Liebsch; vereadores; representantes de entidades e órgãos de classe da sociedade civil organizada, órgãos públicos; empresários; comerciantes; alunos da rede estadual e imprensa.