Seminário Regional da Defesa Civil SC abrange quase 100 municípios com evento em São Miguel do Oeste

Foto: Cleiton Ferrasso/ Ascom Defesa Civil SC

A Secretaria de Estado da Defesa Civil de Santa Catarina realizou o II Seminário Regional em São Miguel do Oeste. O evento ocorreu nesta quarta-feira, 14, no auditório do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). O encontro abrange os 19 municípios da Associação dos Municípios do Extremo Oeste de Santa Catarina (Ameosc). Nos dias 17 e 18 de julho, o trabalho continua com reunião do colegiado de Defesa Civil e oficinas.

Ao todo, sete regiões já receberam o Seminário levando informação para quase 100 municípios. A reunião de trabalho começou em maio deste ano e abrangeu as regiões de Canoinhas, Maravilha, Chapecó, Joaçaba, Concórdia, Xanxerê e agora São Miguel do Oeste. A meta da Defesa Civil SC é alcançar todo o Estado até setembro deste ano.

Foto: Cleiton Ferrasso/ Ascom Defesa Civil

Com o tema “A gente não pode mudar o passado, mas pode prevenir o futuro”, as palestras abordam a prevenção e respostas aos desastres. Neste sentido, o prefeito do município de São Miguel do Oeste, Wilson Trevisan, lembrou o vendaval que ocorreu na semana passada e atingiu quase 300 famílias. Ele agradeceu a resposta rápida da Defesa Civil Estadual. “E essa gestão de crise a gente só alcança com planejamento, debates e conhecimento que é o que estamos fazendo hoje  neste Seminário”, ressalta.

O secretário de Estado da Defesa Civil, Rodrigo Moratelli, destacou que uma crise bem administrada deixa de ser um desastre. “E isso ocorreu em São Miguel do Oeste e outras regiões atingidas pelas chuvas dos últimos dias. Defesa Civil não é uma fábrica de Leis, mas um sistema integrado entre os municípios, Estado, União e cidadão. Cada um tem seus deveres e responsabilidades para contribuir na prevenção”, enfatiza.

Foto: Cleiton Ferrasso/ Ascom Defesa Civil

No evento de hoje foram realizadas palestras com o objetivo de sensibilizar os gestores públicos municipais e profissionais. Além do secretário Moratelli que apresentou o sistema de Proteção e Defesa Civil, o diretor de Resposta aos Desastres, Anderson Ciotta, e o gerente de Monitoramento e Alerta da diretoria de Prevenção também abordaram a gestão de riscos e desastres.