Seminários Regionais de Defesa Civil terão início na próxima quarta-feira

bannerseminario

A Secretaria de Estado da Defesa Civil e a Fecam – Federação dos Municípios Catarinenses, através da Egem – Escola de Gestão Pública Municipal, promovem à partir do dia 14 de agosto, os Seminários Regionais: Defesa Civil e a Gestão de Risco e Desastre e preparando-se para o Futuro.

Serão 12 edições que fazem parte do Pacto da Prevenção do Governo e vão abranger todos os municípios do Estado através das associações de municípios de Santa Catarina.

O secretário Milton Hobus deverá estar presente em todos os seminários, falando aos gestores sobre o Sistema Estadual de Proteção e Defesa Civil. Para Hobus, esses encontros são o grande marco da mudança estrutural que Santa Catarina passa a ter em prevenção, tendo como princípio informar o cidadão. Além da entrega dos equipamentos básicos de Defesa Civil, também será debatida a conscientização dos gestores para esse novo momento de prevenção, voltado para a autoproteção. “Os principais atores  desse processo de transição da Defesa Civil, são os municípios porque é lá que o cidadão vive, é lá que ocorrem os desastres que afetam as pessoas. Vamos apresentar para todos os municípios  a grande transformação de um Estado preparado para o enfrentamento dos desastres de forma preventiva e não simplesmente de forma corretiva”, salientou Hobus.

A Gestão de Risco e Desastre será apresentada e discutida sob a responsabilidade do Diretor de Prevenção e Preparação Cap. BM Fabiano de Souza e sua equipe composta pela Gerente de Prevenção Caroline Margarida, Gerente de Capacitação e Pesquisa Regina Panceri e pelo Gerente de Monitoramento e Alerta Frederico de Moraes Rudorff.

De acordo com o Diretor, não se trata somente de um treinamento e sim de uma campanha de convencimento, principalmente para os Prefeitos, para que entendam a importância de uma Defesa Civil preparada para os desastres. “É sabido que os municípios sofrem com prejuízos causados por desastres, tanto morais, onde a população precisa sair de suas casas, vivendo em abrigos ou condições diferentes do conforto do lar, quanto materiais, afetando além das residências, empresas e a própria estrutura administrativa do município. Por isso, a importância de investir na prevenção, já que esse custo pode ser menor do que o reestabelecimento das cidades”, concluiu.

Mas se o desastre não puder ser evitado em sua totalidade, a Diretoria de Gestão de Desastres estará presente nos seminários sob a responsabilidade do Major BM Aldo Baptista Neto e sua equipe, composta pela Gerente de Reestabelecimento e Reabilitação Joana Lentz Marques, o Gerente de Operações e Assistência Sgt. BM Alexandre Sampaio e o Gerente de logística e Mobilização Sgt. BM Vladimir Lopes. Para o Diretor, os participantes poderão conhecer melhor o que um gestor de Defesa Civil precisa para que uma cidade se reabilite no menor tempo possível após um desastre. “Uma cidade com alta recorrência de desastres precisa ter o foco na prevenção e uma estrutura de resposta preparada, porque a natureza não segue contratos e não obedece a cronogramas”, concluiu.

Também os procedimentos administrativos e jurídicos serão abordados no encontro com a coordenação da Diretora Administrativa e Financeira  Cristina Schwinden e a Gerente do setor Adriana Dorfey Vieira. “O objetivo é auxiliar gestores e cidadãos a compreender qual é a base legal para as ações em situações de emergência e calamidade pública. Ou seja, como é possível solicitar ajuda e quais as fontes de recursos disponíveis”, salientou Cristina.

Além do treinamento, cada município vai receber da Secretaria de Estado da Defesa Civil para uso exclusivo do órgão local de Defesa Civil um kit composto por um microcomputador com estabilizador, uma impressora, um televisor e um GPS – Sistema Global de Posicionamento, estes itens terão por finalidade interligar o município ao Centro de Monitoramento e Alerta do Estado. Também vão receber uma câmera fotográfica, duas trenas, cinco capas de chuva e cinco pranchetas que vão servir para o auxílio nos trabalhos de identificação e mapeamento de áreas de risco de desastres.

Para que o município tenha direito ao kit, deverá comprovar a existência do órgão municipal de Proteção e Defesa Civil, por meio de lei municipal e encaminhar para a Secretaria de Estado da Defesa Civil ofício solicitando a doação do material.

Os Seminários Regionais: Defesa Civil e a Gestão de Risco e Desastre e preparando-se para o Futuro têm início no próximo dia 14 de agosto no auditório do IFSC – Instituto Federal de Santa Catarina – Campus de São Miguel do Oeste e a primeira edição deve contar coma presença do Governador do Estado Raimundo Colombo no cerimonial de abertura.

Credenciamento

9h às 9h30

Abertura (Secretário SDC, FECAM, Associação de Municípios, Comitês de Bacia, Colegiados de DC, prefeitos, outros)

Sistema Estadual de Proteção e Defesa Civil