Serviço de alerta da Defesa Civil SC via SMS completa um mês

IMG 0217

 

Há 30 dias, a secretaria de Estado da Defesa Civil de Santa Catarina iniciava o envio de alertas via SMS. Hoje, 7 de março, faz um mês que a nova plataforma de comunicação está em operação, em teste, para 20 municípios de Santa Catarina. O primeiro SMS foi enviado em 8 de fevereiro para o município de Ponte Serrada. Na mensagem de texto informava sobre o risco de alagamento no município e orientava os moradores.

Até agora, cerca de 16 mil moradores já aderiram ao serviço gratuito. Por enquanto, apenas habitantes dos 20 municípios-piloto conseguem fazer o cadastro. A partir de agosto a plataforma estará disponível para todos os municípios catarinenses. Para receber as notificações de emergência, o cidadão precisa enviar uma mensagem de texto (SMS) com os CEPs (pode cadastrar mais de um endereço) que deseja ser monitorado para o número 40199. A mensagem não tem custo.

O trabalho é coordenado pela secretaria de Estado da Defesa Civil de Santa Catarina, em parceria com a Anatel, ABR Telecom, SindiTelebrasile Ministério da Integração Nacional. O objetivo é informar a população sobre o risco de desastre natural e passar orientações.

CEPS