Sessão Temática: Estruturação da CE-P2R2 na prevenção e emergências com produtos perigosos

IMG 7169

O primeiro palestrante da Sessão temática, sobre a Estruturação da CE-P2R2 na prevenção e emergências com produtos perigosos, foi Mrs. Fernando Ferreira. Com a apresentação de gráficos explicativos foi possível maior entendimento sobre as pesquisas feitas na BR-101 sobre produtos perigosos. Foram apresentados dados sobre tipos de produtos mais comuns, tipo de veículos de transporte. Durante a palestra aconteceu à apresentação das metas, incluindo os manuais que foram adquiridos para a explicação do que deve ser feito em um momento de ocorrência com produtos perigosos. Também foi apresentado um vídeo de um simulado feito em uma das capacitações técnicas. Todo este trabalho serve para o melhoramento e aprimoramento dos envolvidos nestes atendimentos.

No segundo momento o palestrante Almir Vieira, da Secretaria de Defesa Civil. Vieira comentou sobre a legislação da criação e estruturação da CE-P2R2. A Defesa Civil trabalha sim com ocorrências de produtos perigosos, já que é necessária a analise de riscos, prevenção, socorro de vitimas e até mesmo, em um momento posterior, liberar indenizações aos afetados caso seja necessário.  O decreto nº 2.894, de 20 de maio de 1998, diz que a Defesa Civil também deve trabalhar nas atividades com produtos perigosos. O P2R2 é um Programa de resposta rápida em acidentes com produtos perigosos. Ainda foi ressaltado o que a Defesa Civil Estadual vem planejando, executando e projetando, assim como novas capacitações de atualização.

E finalizando a sessão, o Professor Márcio Antônio Vaz de Oliveira, da ABNT, comentou sobre a legislação, transporte, normas da ABNT e procedimentos de emergências com produtos perigosos.  O palestrante apresentou, para os participantes do evento, os livros que são utilizados com as normas do transporte rodoviário, ferroviário, aéreo e marítimo. Fluxo do processo de normas técnicas da ABNT, primeiramente é necessário uma demanda, após isso acontece o programa de normalização, então é feita a elaboração do projeto, consulta da população e após essas etapas ou a norma é aceita ou volta a ser estudada.

Durante o intervalo do evento de hoje, 20, foi feito um minuto de sirene em memória aos mortos no desastre de Mariana. Estendendo a homenagem aos mortos com o evento ocorrido em Ponte Alta do Norte e Porto União. Também aconteceu a leitura da carta manifesto do balanço de 6 meses pós-desastre.

WhatsApp-Image-20160520