Simulado aproxima treinamento e realidade com produtos perigosos

IMG 3096

Fotos: Paulo Cesar Santos – SDC/SC

No carro, a vítima, no caminhão uma carga perigosa que oferece risco. Após, verificação do produto transportado e o que está vazando após a colisão, profissionais de segurança se mobilizam para isolar a área, reter o vazamento químico e socorrer a vítima que está dentro do veículo imobilizada.

Para executar a ação, profissionais devidamente paramentados se aproximam dos veículos e cercam a área de segurança, após identificar o cenário, uma mega operação é iniciada. A chuva, cenário propício para acidentes com produtos perigosos, aumenta a sensação de realidade no que realmente foi uma prova de fogo para quem começou a formação na terça-feira, 13, com a parte teórica, oferecida a profissionais do setor de segurança e conduzido por profissionais da Cetesb.

Nesta sexta-feira, 16, a Defesa Civil promoveu em Florianópolis, um simulado de acidente com produtos perigosos. Segundo o gerente do setor, na SDC, Almir Vieira é uma forma de integrar as instituições que atendem ocorrências como essas. “Quando dá uma emergência com produtos perigosos, apenas uma instituição jamais vai conseguir executar uma atividade de emergência de forma isolada,” assegurou.

Vieira, também destacou que o simulado possibilita aos profissionais participantes conhecer a técnica, como proceder, mas acima de tudo saber que tipo de equipamentos são necessários em ocorrências desse porte. O gerente também reforçou que o foco da atividade, foi conscientizar os profissionais que acidentes com produtos perigosos é preciso conhecer e visualizar a sinalização do veículo que transporta o material para somente depois disso iniciar a operação com segurança.

Participaram do Simulado cerca de 40 profissionais. São atores vinculados a: Defesa Civil, Policia Militar Rodoviária , Policia Rodoviária Federal, Fatma, Conselho Regional de Química, Policia Militar Ambiental, Corpo de Bombeiros Militar, Secretaria da Fazenda, America Latina Logística, Infraero, Batalhão Operações Aérea, Auto Pista Litoral Sul, Vigilância Sanitária, CEPED, UDESC. A empresa Dalçóquio também foi grande parceira na realização da atividade prática, disponibilizou um caminhão e equipamentos para os trabalhos durante o simulado.

A ação faz parte da programação do Curso organizado pela Gerência de Gestão de Produtos Perigosos em Parceria com CEPED/UFSC, através de projeto do Ministério do Meio Ambiente.

20151016 1412071