Simulado de desastres naturais é realizado no Morro da Mariquinha

2145503-0179-rec

Foto: Arquivo SDC/SC.

Domingo, 19, a Defesa Civil de Florianópolis realiza o primeiro simulado da região da Grande Florianópolis sobre prevenção e preparação na capital. O evento começa às 08h e ocorre no Morro da Mariquinha.

Devido aos registros de deslizamentos e assentamentos desordenados, em regiões montanhosas é que a localidade foi escolhida. O Morro da Mariquinha foi palco de uma ocorrência com vítima fatal, em 2011.

O Simulado será composto por ações que sinalizam uma questão de deslizamento de terra, com abandono do local e deslocamento de cerca de 50 famílias para o ponto de apoio.

A ação envolve, resgate de vítimas soterradas, com atendimento pela Defesa Civil Municipal e Corpo de Bombeiros, através do acionamento do Batalhão de Operações Aéreas.

Os trabalhos serão desenvolvidos com a emissão de um fictício, alerta emitido pela Secretaria de Estado da Defesa Civil e CENAD/CEMADEN, à 01:00h. Será acionada a Comissão Permanente de Gestão de Riscos e Resposta a Desastres (CPGRRD), composta por representantes de entidades e instituições do município e convocado o NUDEC. As ações de notificação do alerta à comunidade serão emitidas a partir das 08h, que deverá evacuar os locais de riscos e se dirigir ao ponto de apoio (Igreja Cristo Redentor).

Entre os objetivos do simulado é verificar o tempo de resposta de emergência por parte da comunidade, o tempo de resposta dos órgãos profissionais de resposta e medir o envolvimento de instituições.

Participam do simulado, Secretaria Municipal de Segurança e Defesa do Cidadão, Núcleo Comunitário de Defesa Civil da Mariquinha, 1º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, Batalhão de Operações Aéreas – CBMSC, 4º Batalhão da Polícia Militar de Santa Catarina, Guarda Municipal de Florianópolis, Secretaria Municipal de Assistência Social, Secretaria Municipal de Habitação, Secretaria de Estado da Defesa Civil e Nova Acrópole.

Devido a complexidade da ação e a proximidade de um cenário real, a Avenida Mauro Ramos terá o trânsito parcilamente fechado.