Simulado de eventos severos mobiliza forças armadas e de segurança em SC

20151117 093611

Foto: Paulo Cesar Santos – SDC/SC

Desde segunda-feira, 16, a Secretaria de Estado da Defesa Civil – SDC promove junto ao Ministério da Defesa – MD, um simulado de mesa. A ação utiliza um sistema de guerra inédito adquirido pelo MD.  O trabalho prevê duas situações de eventos severos adversos. O objetivo dos trabalhos é preparar cada vez mais os agentes públicos para lidar com cenários extremos. O trabalho totalmente desenvolvido em gabinete , ou seja, em salas fechadas, que exigem maior concentração para os integrantes do grupo interagirem e aumentarem a concentração no desenho de cada evolução da ocorrência. Isso promove ainda uma maior interação entre os órgãos participantes e os agentes envolvidos.

Simulação de mesa

O primeiro que entrou e prática nesta terça-feira, 17 foi referenciada a uma inundação, seguida de dois deslizamentos, em Itajaí.

O evento severo começou com pontos de alagamentos em diversos bairros da cidade. Após essa configuração, uma equipe isolada ampliava a gravidade das atividades, exigindo mais ação dos órgãos envolvidos.

O volume de água fictício causou danos, deixou 80 mil pessoas afetadas, 30 mil desalojadas, duas mil desabrigadas, 210 feridos e 90 mortos. Diante de um cenário de destruição, os órgãos oficiais empregaram força de guerra para minimizar os efeitos. Milhares de agentes de proteção e defesa civil, militares, servidores de serviços essenciais foram mobilizados supostamente para atender as necessidades emergenciais. Todo o trabalho foi coordenado pela Defesa Civil do Estado.

Além da cheia em Itajaí está previsto um cenário de acidente químico na área portuária de São Francisco do Sul, como o que foi registrado em 2013, no norte do Estado. A intenção é verificar como será o comportamento dos profissionais diante de um cenário de crise como esse. O modelo será o mesmo, com ampliação de gravidade no cenário ao longo das horas, para gerar mais dificuldade no atendimento da crise instalada. O exercício deve ser desenvolvido na quarta-feira, 18.

Participantes

Pelo menos 150 profissionais participam das atividades. São profissionais da Defesa Civil de Santa Catarina, Corpo de Bombeiros Militares, Polícia Militar, Celesc, Saúde, Secretaria de Comunicação – Secom/SC, dos Ministérios da Defesa e Saúde, Centro Nacional de Gerenciamento de Risco e Desastres – Cenad e Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil – Sedec.

Cada instituição recebe as informações e traça as diretrizes de atuação no cenário de crise. A operação simulada é pioneira em Santa Catarina, o que reforça a política estadual de preparação e mitigação dos eventos severos, no Estado. As atividades práticas finalizam com uma avaliação geral na sexta-feira, 20.