Site do projeto Percepção de Risco está disponível na versão inglês

logomarca_projeto_percepo_de_riscoO site do projeto Percepção de Risco – A Descoberta de Um Novo Olhar (www.percepcaoderisco.sc.gov.br) está, a partir desta terça-feira (7), disponível também na versão inglês. O projeto é uma iniciativa pioneira da Secretaria Executiva da Justiça e Cidadania do Estado de Santa Catarina (SJC) por meio do Departamento Estadual de Defesa Civil, em parceria com o Centro Universitário de Estudos e Pesquisas sobre Desastres da Universidade Federal de Santa Catarina (CEPED/UFSC), e tem como propósito a redução da vulnerabilidade social frente aos desastres.

O objetivo é aumentar a percepção de risco de adolescentes e adultos frente aos desastres ocasionados por fenômenos naturais e pela ação humana. Trata-se de uma abrangente campanha educativa para cultura de prevenção de desastres, em desenvolvimento nos anos de 2008 e 2009, alcançando todas as escolas públicas estaduais de Santa Catarina, comunidades em situação de vulnerabilidade social em Florianópolis, e a sociedade em geral.

O projeto é inédito no país e está orientado para referendar a participação de Santa Catarina e do Brasil na campanha mundial “A redução de desastres começa na escola”, lançada em 2006 pela Estratégia Internacional para Redução de Desastres – EIRD/ONU. Esta Campanha é uma ação resultante da Conferência Mundial sobre Redução de Desastres, realizada no Japão em 2005, ocasião em que o Brasil e outros 167 países assinaram o compromisso de promover ações que aumentem a resiliência das nações frente aos desastres. Países da América Latina como Guatemala, Peru e Panamá já desenvolvem práticas neste sentido.