Skype ajuda Defesa Civil a gerenciar desastres e interagir com instituições

dsc01079

A Secretaria de Estado da Defesa Civil começou a usar nesta semana a ferramenta de gerenciamento online que permite vários órgãos e instituições a obterem benefícios alcançando maior flexibilidade e controle nas suas ações, além da redução de custos. A ferramenta Skype é gratuita, foi indicada para ser usada principalmente na Central de Operações da Defesa Civil  Estadual (CODEC) conhecida como sala de situação.

A ideia é trocar informações tanto em períodos de normalidade quanto de anormalidade com os órgãos públicos competentes atuantes em situações de desastres, assim tentando solucionar os problemas apresentados com maior agilidade.

Com o Skype em funcionamento, informações referentes aos projetos, documentos e notícias sobre catástrofes, poderão ser discutidas entre os usuários e os plantonistas disponíveis online em período integral.  A orientação da Defesa Civil é para que acionem a ferramenta órgãos municipais e estaduais como: coordenadores ligados à secretaria, quartéis do corpo de bombeiro militar, quartéis de polícia militar, prefeituras e unidades do Samu. A expectativa é obter comunicação em tempo real com cerca de 500 usuários. É importante ainda, que na hora de cadastrar o órgão, o usuário adicione  o nome do local, em seguida, um (ponto) e a cidade  a que pertence.

Exemplo: defesacivil.blumenau

bombeiromilitar.itajaí

samu.lages

Para adicionar a Defesa Civil basta buscar o órgão como:

Usuário: Codec.sdc.sc

Outra ferramenta bastante utilizada que conta com mais de 18 mil usuários e fez a diferença na resposta de desastres naturais é o Twitter. Para quem tem interesse de acompanhar as informações basta adicionar @defesacivilsc, o site da Secretaria é defesacivil.sc.gov.br e o facebook/defesacivilsc.