SMS sobre enxurrada e alagamento em cidades do Oeste se concretiza

WhatsApp Image 2017-02-08 at 13.34.56

Na tarde desta quarta-feira (8), a secretaria de Estado da Defesa Civil SC emitiu os primeiros alertas via SMS. Moradores de Ponte Serrada e Herval D’Oeste receberam a notificação de emergência sobre o risco de enxurrada e alagamentos. Cerca de 376 pessoas que cadastraram o CEP receberam o alerta no município.  Após as mensagens, houve forte chuva acompanhada de ventos no local. Conforme a regional da Defesa Civil em Joaçaba, Adair Flamia, em Herval D’Oeste o vento destelhou parcialmente apenas uma casa. O Corpo de Bombeiros  prestou auxílio e a Defesa Civil SC forneceu 40 m ² de lona. Ninguém ficou ferido.

Já no município de Ponte Serrada foi emitido dois alertas via SMS. O primeiro às 13h46 apontava sobre o risco de alagamento. A mensagem chegou para 396 moradores. O segundo alerta ocorreu por volta de 16h22 e alertava sobre o risco de enxurrada. A notificação de emergência chegou para 410 moradores que cadastraram o CEP no número 40199. Junto com o alerta, foi orientado para as medidas preventivas. O pluviômetro das estações do Cemaden choveu 20 mm durante a tarde, chuva localizada. Conforme o coordenador regional em Xanxerê, Luiano Peri, não houve estragos.

A notificação de emergência da Defesa Civil SC via SMS entrou no ar nesta terça-feira (7) para 20 municípios pilotos. A primeira etapa segue por quatros meses, depois será nacionalizada. Estes são os municípios habilitados para o teste: Araquari, Araranguá, Arvoredo, Balneário Rincão, Barra Velha, Caçador, Herval D’Oeste, Ilhota, Itapiranga, Maravilha, Mirim Doce, Pedras Grandes, Ponte Alta do Norte, Ponte Serrada, Rio do Sul, Rio dos Cedros, São Carlos, São João Batista, Três Barras e Urubici. Moradores dessas regiões podem enviar o CEP que deseja ser monitorado para o número 40199. O serviço é de graça.