Sobrelevação da barragem Sul auxilia população

12039694 964487700276604 3617087072309511099 n

Foto: Defesa Civil Ituporanga

Em boletim das 17h, as informações dão conta de que o Rio Itajaí-Açu  está com nível de 7,20m, Em Rio do Sul é considerada na situação de emergência por causa do nível. Mesmo assim, a Secretaria de Estado da Defesa Civil monitora a situação 24 horas por dia.

A situação das barragens também estão em monitoramento constante. Na barragem Oeste, em Taió, a estrutura está com 10m. Todas as comportas estão fechadas. Já na barragem Sul, em Ituporanga, a montante: 27,94m. A estrutura está com 01 comporta aberta e 04 fechadas.

De acordo com o Secretário de Estado da Defesa Civil, Milton Hobus o trabalho incansável da equipe da Diretoria de Prevenção garantiu uma operacionalização tranquila dos barramentos e no caso de Ituporanga outro fator contribuiu para minimizar possíveis cheias. “A sobre-elevação finalizada em Ituporanga assegurou mais dois metros de retenção no local,” destacou.

Hobus esteve em Alfredo Wagner e retornou a Florianópolis onde permaneceu o restante do dia acompanhando a equipe das Diretorias de Prevenção e Resposta que trabalham diuturnamente para agilizar a resposta e auxílio aos municípios afetados. O mesmo ocorre com os coordenadores regionais que estão espalhados por Santa Catarina para atender prefeitos e coordenadores municipais, seja no atendimento aos afetados ou documentação e itens de assistência humanitária.

Até agora, 24 município informaram ocorrências desde a quinta-feira, 24, quando um forte vendaval atingiu alguns municípios de Santa Catarina. Nas últimas 24 horas foi a chuva intensa que trouxe problemas. Para se ter ideia do volume de precipitação, houve registro superior a 150mm em 24h.