Sul de SC começa a voltar a normalidade após passagem de ciclone

A situação na maioria dos municípios do Sul de Santa Catarina já começa a voltar à normalidade após a região ser atingida por fortes chuvas entre a noite de sexta-feira, 24 e sábado, 25. É o caso, por exemplo, de Morro da Fumaça, apontado pela Defesa Civil como o que teve mais estragos. Cerca de 7 mil pessoas foram afetadas e 126 precisaram ser encaminhadas a abrigos.

WhatsApp Image 2019 05 26 at 08.49.33

Reunião para alinhamento de ações. FOTO Flavio V. Jr Ascom DC SC

Na tarde deste sábado, o prefeito Noi Coral informou ao chefe da Defesa Civil de Santa Catarina, João Batista Cordeiro Júnior, e ao secretário de Estado de Articulação Nacional, Diego Goulart, que deve decretar Situação de Emergência. O vice, Eduardo Sartor Guollo, também acompanhou a reunião, realizada em Morro da Fumaça. O chefe da Defesa Civil e o secretário também visitaram os municípios de Jaguaruna e Criciúma durante a tarde deste sábado.

O chefe da Defesa Civil e o secretário também acompanharam os trabalhos em outros municípios afetados, como Sangão e Jaguaruna. “A operação começou muito antes, com os alertas emitidos e repassados à sociedade. Já havia a informação de que o Sul seria a região mais atingida pelo ciclone, o que se confirmou. Equipes já estavam de prontidão e trabalharam a noite toda”, relata o chefe da Defesa Civil.

Desde a madrugada da última sexta-feira, a Defesa Civil de Santa Catarina, o Corpo de Bombeiros e equipes da Secretaria de Estado de Infraestrutura tem trabalhado em toda a região Sul para atender a população e liberar pontos das rodovias bloqueados por quedas de barreiras e árvores.

“Contamos com um apoio muito importante da Defesa Civil. Com o trabalho da equipe da prefeitura e a ajuda maciça e muito competente da Defesa Civil, temos a situação controlada. Esperamos voltar a normalidade dentro de dois a três dias”, avalia o prefeito de Morro da Fumaça.

O principal problema de infraestrutura na região foi registrado na BR-101, onde caíram duas cabeceiras da ponte sobre o Rio Sangão e o trânsito começou a ser normalizado, mas os trabalhos no local continuam.

A Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros permanecem em alerta, e podem ser acionados pelos números de emergência 199 ou 193.

WhatsApp Image 2019 05 26 at 08.49.31

Ponte de acesso ao município de Jaguaruna interditada. FOTO: Ascom DC SC Flavio V. Jr

Trabalho de alerta em todo o estado

toda a semana que passou, a Defesa Civil de Santa Catarina, através da Gerência de Monitoramento e Alerta divulgou a aproximação de fortes sistemas meteorológicos. Avisos foram enviados pelo site, redes sociais, SMS, programação de canais de TV paga e amplamente divulgados pela imprensa.

Com o quadro solidificado, o Centro de Operações do Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres de Santa Catarina (CIGERD) acompanhou todo o desenrolar da situação. Desde a tarde de sexta-feira, 24, equipes reforçadas da Defesa Civil foram a campo com guarnições do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e agências municipais nas ações nos municípios atingidos pelas fortes chuvas.

WhatsApp Image 2019 05 25 at 21.46.56

Área alagada no município de Sangão. FOTO: Flávio V. Jr Ascom DC SC

Para receber alertas da Defesa Civil basta mandar uma mensagem SMS para o número 40199 com o número do CEP do local que deseja receber as informações.