Taió sedia II Seminário Regional da Defesa Civil SC

WhatsApp Image 2017-07-07 at 13.38.54

Apresentação do Secretário de Estado da Defesa Civil, Rodrigo Moratelli. Foto: Estela Stange Purnhagen/ ADR

Nesta sexta-feira, 7, Taió sediou o II Seminário Regional da Defesa Civil SC na Câmara de Vereadores. Ao todo, 12 municípios fazem parte da abrangência do evento. O objetivo é sensibilizar os gestores públicos municipais e profissionais das áreas relacionadas à proteção e defesa civil sobre a gestão de risco e desastres. O encontro visa ainda despertar o aumento da resiliência local a fim de diminuir os efeitos adversos dos desastres.

As atividades começaram a partir das 9h com palestra do secretário de Estado, Rodrigo Moratelli. Ele falou sobre a estruturação da Defesa Civil no Estado e a importância da política de estruturação no município. Pela parte da tarde, a diretoria de Prevenção falou sobre a Gestão de Risco; e a diretoria de Resposta abordou a Gestão do Desastre.

Na próxima semana, o trabalho continua com oficinas sobre o Plano de Contingência Municipal; Plano Comunitário de Gestão de Risco; Núcleo de Proteção e Defesa Civil Municipal; e Plano de Emergência Familiar. O ciclo de oficina será dividido em dois dias contando com o apoio da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).  O Seminário também conta com a parceria da Federação Catarinense dos Municípios (Fecam).

Municípios abrangidos na regional de Taió:

Taió, Mirim Doce, Pouso Redondo, Presidente Getúlio, Ibirama, José Boiteux, Dona Emma, Witmarsum, Vitor Meirelles, Santa Terezinha, Rio do Campo e Salete

Somado com a regional de Taió, agora são 11 regiões que receberam o II Seminário Estadual da Defesa Civil. Até setembro, mais nove serão realizados. Na próxima sexta-feira, 14, Tubarão cedia o evento para 18 municípios. A capacitação serve para orientar os municípios sobre o novo sistema de proteção e defesa civil que está em implantação em SC.