Técnicos Catarinenses visitam Defesa Civil do Paraná

Foto: Paulo Cesar Santos – SDC/SC

Técnicos da Defesa Civil de Santa Catarina vão ao Paraná conhecer o sistema operacional da Defesa Civil do Estado vizinho. Também aproveitaram para entender como funciona o Plano de Contingência online dos Paranaenses.  Uma ferramenta desenvolvida pela Defesa Civil do Paraná também foi apresentada. Ela foi criada para auxiliar as coordenadorias municipais,   preparação e resposta aos desastres naturais. Tudo está disponível no site da Instituição, vinculada a Casa Militar do Paraná.

O Plano de Contingência online segue os mesmos parâmetros do Sistema de Comando de Incidentes – SCI e baseado no Plancon a Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil. De acordo com o Diretor de Prevenção da Defesa Civil de Santa Catarina, Fabiano de Souza, a Metedologia aplicada lá, pode ser incorporada em outras regiões e Estados. “A SDC/SC estuda a possibilidade de utilizar no Estado. Entre os motivos, a facilidade de aplicabilidade e a abrangência de informações que comporta no que se refere a gestão de desastres”, disse.

Participaram da visita o Diretor de Prevenção da SDC, Fabiano de Souza, o Gerente de Monitoramento e Alerta, Frederico Rudorff, a Gerente de Capacitação e Pesquisa, Regina Panceri e o Gerente de Tecnologia da Informação, Rafael Rocha.

De acordo com Frederico Rudorff, a Coordenadoria do Paraná merece os parabéns pela iniciativa. “Temos que reconhecer como conduzem as ações, sobretudo pela forma que tem utilizado os recursos da Tecnologia da Informação”, concluiu.