Técnicos da Defesa Civil finalizam curso de mapeamento de área de risco no Vale do Itajaí

62c769ff-636f-48ba-ac10-87ebce5c3da6

Foto: Divulgação SDC

Os técnicos da Defesa Civil de Santa Catarina, Jackson Laurindo, da coordenadoria regional de Brusque e o coordenador dos trabalhos de mapeamento de área de Risco da SDC, Maurício Marino finalizaram o curso de mapeamento de área de risco, em Blumenau. Marino enalteceu a importância de participar dessas ações. “A SDC enviou os dois técnicos com a finalidade de aprimorar a metodologia japonesa e aplicá-la na prática, tendo como objetivo o aprendizado e a análise de sua aplicabilidade nos demais municípios catarinenses.” Pontuou.

O treinamento foi realizado entre 28 de março e 08 de maio. A formação foi promovida pelo Projeto Gides. As ações foram voltadas para análise e mapeamento de áreas de perigo e risco, envolvendo os riscos geológicos e a metodologia a ser aplicada nos próximos levantamentos.

Participaram do treinamento os técnicos da prefeitura do município piloto de Blumenau, Geólogos mapeadores da CPRM, Técnicos e especialistas do Japão – JICA, além do coordenador do projeto de mapeamento de áreas de risco para os municípios de SC e o coordenador regional de Defesa Civil da regional de Blumenau, estes dois últimos da Secretaria Estadual da Defesa Civil.

O GIDES atua no fortalecimento da estratégia nacional de gestão integrada de riscos e desastres naturais. O projeto GIDES é um dos projetos coordenados pela agência japonesa de intercâmbio de conhecimento e tecnologia – JICA. Fazem parte do projeto os Ministérios das cidades, ciência tecnologia e inovação, integração nacional e minas e energias, através de seus órgãos LACAU, Cemaden, CENAD, Defesa Civil e CPRM.

O projeto é composto por especialistas brasileiros e japoneses que atuam nas áreas de mapeamentos de perigo e risco, monitoramento e alerta, planejamento urbano e obras estruturantes. Os objetivos do treinamento foram mapear as áreas selecionadas no município piloto para os riscos geológicos: Fluxo de detritos, movimento rotacional, movimento planar e quedas de blocos.