Técnicos da Defesa Civil SC e Epagri/Ciram testam radar meteorológico.

IMG_20140106_113644950_HDR.jpg

 IMG_20140106_105754906_HDR.jpg

IMG_20140106_111559397_HDR.jpg

Técnicos da Secretaria de Estado da Defesa Civil de Santa Catarina e Epagri/Ciram tiveram o primeiro contato com o Radar Meteorológico que será instalado, em Lontras, no Alto Vale do Itajaí.

O modelo semelhante ao adquirido por Santa Catarina está exposto na sede da empresa fabricante, a Enterprise Electronics Corporation, em Dothan, no estado norte-americano do Alabama – EUA.

Os equipamentos eletrônicos que garantem o funcionamento do radar também foram avaliados pela equipe catarinense, que viajou para os Estados Unidos no dia 03 de janeiro. Clóvis Ievien Correia, coordenador de monitoramento, Carlos Lima da gestão de Tecnologia da Informação da Epagri e Frederico de Moraes Rudorff, da Defesa Civil de Santa Catarina participam de um treinamento, oferecido pelos responsáveis pela construção do radar.

Na segunda-feira (13), o Governador, Raimundo Colombo e o Secretário de Estado de Defesa Civil, Milton Hobus chegam à empresa para fazer os testes finais do radar meteorológico. Eles devem assinar o “termo aceite” para que o processo de aquisição seja finalizado e que ateste que o radar atende as exigências do edital. Integram a comitiva, em missão oficial, o Diretor de Prevenção e Preparação Fabiano de Souza e o Assessor Técnico em Defesa Civil Emerson Neri Emerim.

O radar meteorológico deve ser embarcado em contêineres, em fevereiro. A chegada em Santa Catarina, através do Porto de Itajaí está prevista para março. Já o funcionamento deve começar, em abril.

A Torre que vai receber o equipamento já está em obras desde setembro do ano passado e deve ficar pronta no mês da chegada do radar ao Brasil. O local escolhido foi na serra entre Lontras e Presidente Nereu. A estrutura em concreto fica a 900 metros de altitude.O radar adquirido por Santa Catarina possibilita prever temporais, vendaval, volume de chuva e queda de granizos com duas horas de antecedência.