Técnicos do Japão estarão na Defesa Civil Estadual para tratar de combate aos desastres naturais

A equipe de técnicos do Japão desembarca em Brasília na próxima segunda-feira, (28) para tratar do projeto de Fortalecimento da Estratégia Nacional de Gestão Integrada de Riscos de Desastres Naturais do Brasil. A consolidação do acordo será firmada em combate a desastres naturais que vem ocorrendo com frequência em várias regiões do país . O diretor de prevenção Márcio Luiz Alves da Defesa Civil Estadual estará na ocasião representando o órgão. Entre as ações da comitiva japonesa, uma visita a Santa Catarina está agendada, onde técnicos passarão pelos municípios de Blumenau,cidade escolhida por conta de grandes catástrofes e Florianópolis. O objetivo é apresentar os projetos de prevenção a enchentes, visitar os locais afetados, e conhecer o secretário, Milton Hobus, e demais atuantes nos trabalhos do estado.

O encontro na Defesa Civil Estadual de Florianópolis é no dia 31, às 10:30h e 30 min. O grupo de japoneses pretende intercambiar informações com os profissionais catarinenses que atuam  na área e desenvolver estruturas para agregar ao novo projeto.

A Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA)  já enviou a equipe de planejamento e coleta de dados chefiada pelo Sr. Minoru Miyasaka em setembro do ano passado (2012)  ao Brasil, para trocar experiências. É o órgão do Governo Japonês responsável pela implementação da Assistência Oficial para o Desenvolvimento (ODA) que apoia o crescimento e a estabilidade socioeconômica dos países em desenvolvimento com o objetivo de contribuir para a paz e o desenvolvimento da sociedade internacional. Com uma rede de escritórios que se estende por quase 100 países, a JICA presta assistência a mais de 150 países no mundo todo.