Tempestade tropical formada na costa brasileira é batizada Anita

O ciclone monitorado pela Defesa Civil do Estado durante essa semana,
juntamente com o Epagri/Ciram, recebeu o nome de Anita. A rara tempestade
tropical que se formou na costa da região, entre os dias 9 e 10 de março,
foi classificada ela Meteorologia dos Estados Unidos sob o código 90Q.
O nome escolhido, Anita, é em alusão à figura de Anita Garibaldi e ao
Dia Internacional da Mulher.

anitaO nome feminino foi determinado a partir de um personagem que pudesse representar as histórias de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, ambos afetados pela tempestade.

Segundo o diretor da Defesa Civil, Márcio Luiz Alves, a ocorrência de mais esse fenômeno tropical demonstra a importância do monitoramento do Atlântico Sul. “A todo o momento a Defesa Civil e o Ciram/Epagri emitiram alertas baseados nas informações coletadas. Isso garantiu a segurança da comunidade sem provocar pânico nas áreas de possível impacto” acrescentou.

O Atlântico Sul, por ser uma região do planeta onde ciclones tropicais são raros, não possui um centro meteorológico de área escolhido pela Organização Meteorológica Mundial (OMM) faça o acompanhamento regular e a previsão deste tipo de fenômeno. Inexistindo centro meteorológico de área encarregado dos prognósticos para este tipo de tempestades, também não há uma lista de nomes nem tampouco uma instituição previamente encarregada da escolha dos nomes e a respectiva designação dos ciclones tropicais. Entendendo que para menções e estudos futuros, e, principalmente, a fim de facilitar a comunicação com o público, a escolha de um nome localmente conhecido para a tempestade mostra-se mais adequada que a utilização de um código numérico gerado no exterior.
  
O nome Anita já foi utilizado antes para designar ciclones tropicais no Atlântico Norte, Oeste do Oceano Pacífico e no Sudoeste do Oceano Índico. Agora, batizará a segunda tempestade tropical até hoje observada na costa brasileira. Antes, Anita foi utilizada nas seguintes tempestades ao redor do mundo:

Atlântico Norte: 1977 – Furacão Anita (Categoria 5)

Oceano Pacífico: 1950 – Tempestade tropical Anita (T5038); 1955 – Tufão Anita (T5504); 1955 – Tufão Anita (T5504); 1959 – Depressão Tropical Anita (07W); 1961 – Tempestade tropical Anita (60W); 1964 – Tempestade tropical Anita (T6421, 33W); 1967 – Tufão Anita (T6706, 06W); 1970 – Super Tufão Anita (T6706, 06W); 1973 – Tufão Anita (T6706, 06W); 1976 – Tufão Anita (T7612, 12W).

Oceano Índico: 1967 – Ciclone Anita; 2006 – Tempestade Tropical Moderada Anita.

Sobre Anita
Nascida na cidade catarinense de Laguna, Ana Maria de Jesus Ribeiro da Silva, que entrou para a história como Anita Garibaldi, morreu jovem na Itália em agosto de 1849. Conhecida como a heroína dos dois mundos, teve ativa participação durante a Revolução Farroupilha e na República Juliana, sendo recordada até hoje pela coragem e bravura.

Fonte: Epagri/Ciram (www.ciram.com.br)