Tempo melhora em SC e Defesa Civil monitora esvaziamento dos reservatórios de três barragens

O Departamento Estadual de Defesa Civil (DEDC) e o Centro de Informações de Recursos Ambientais de Santa Catarina (Epagri/ Ciram) informam, nesta terça-feira (27), que o tempo melhora no Estado, diminuindo o volume de água dos reservatórios de três barragens. De acordo com o diretor da Defesa Civil, Emerson Neri Emerim, a situação tende a se estabilizar. “Neste momento, estamos monitorando o esvaziamento dos reservatórios das barragens de José Boiteux, Ituporanga e Taió, juntamente com o Departamento Estadual de Infraestrutura (Deinfra)." Segundo Emerim, o próximo passo será buscar a normalidade nessas regiões, atendendo as famílias atingidas com diversas ações da Defesa Civil, como a realização da limpeza nas residências, vistorias estruturais das casas e verificação de necessidades básicas.

O último relatório divulgado, às 18 horas desta terça-feira, pelo Departamento Estadual de Defesa Civil contabiliza, até o momento, 60 municípios atingidos pelas enxurradas e 36 decretos de Situação de Emergência: Anchieta, Apiúna, Balneário Barra do Sul, Bela Vista do Toldo, Caçador, Calmom, Concórdia, Dona Emma, Ipumirim, Itaiópolis, Iomerê, Irani, Jaborá, Lebon Régis, Lindóia do Sul, Matos Costa, Nova Itaberaba, Nova Erechim, Palma Sola, Penha, Porto União, Presidente Castelo Branco, Princesa, Rio das Antas, Rio do Campo, Rio Negrinho, Romelândia, Santa Terezinha, São José do Cedro, Seara, Taió, Timbó Grande, Três Barras, Videira, Xavantina e Xaxim. Ao todo, 6.640 desalojados e 757 desabrigados.

O número de afetados em Santa Catarina pelas fortes chuvas é de mais de 160 mil pessoas. As residências atingidas chegam a 1.778.

“Apesar do rio ainda não ter baixa nas região de Taió e Rio do Oeste, a tendência é que isso aconteça nas próximas horas”, declarou o diretor da DEDC.

Informações adicionais: Jornalista Fabiane Pickusch Costa, telefones (48) 8843-3695/ 4009-9885, e-mail defesacivilsc@gmail.com / Internet: http://twitter.com/defesacivilsc / http://www.defesacivil.sc.gov.br.