Temporal causa estragos pelo Estado

Nesta terça-feira (16), as Defesa Civis municipais contabilizam os estragos provocados pelo temporal e vendaval da noite de segunda-feira (15) pelo Estado. Mais de 200 casas foram destelhadas e 75 pessoas ficaram desalojadas entre as regiões da Grande Florianópolis e Joinville. Em outras regiões, Balneário Camboriú e Brusque são algumas cidades que registraram problemas devido ao temporal, mas ainda não há informações oficiais das prefeituras.

No Litoral Norte, Joinville contabiliza 120 residências danificadas pelas chuvas e 60 pessoas desalojadas. Os abastecimentos de água e energia foram prejudicados pelo mau tempo nos bairros: Costa e Silva, Glória, Anita Garibaldi, Santa Catarina, Petrópolis, Escolinha, América, Centro e Guanabara.

Em Palhoça, segundo o coordenador Nelson Paiva, há 56 residências parcialmente destelhadas, duas escolas municipais e uma creche. Alguns bairros ainda estão com pontos sem energia elétrica. Os mais afetados são: Bela Vista, São Sebastião, Caminho Novo e Rio Grande.

Em Florianópolis, pelo menos sete bairros foram atingidos: Morro da Penitenciária, Morro do Horácio, Morro da Santa Vitória, Sambaqui, Daniela, Pântano do Sul e Ingleses. Informações parciais do município registram 26 casas destelhadas com a chuva forte. São José registrou dois destelhamentos.

O diretor da Defesa Civil Estadual, Márcio Luiz Alves, destaca as quedas de árvores, provocadas pelo vendaval, como principal dano ao abastecimento de energia elétrica. "Tivemos muitos registros deste tipo de acidente, que acabou prejudicando o abastecimento da rede de energia nas cidades afetadas", explica.