Temporal confirma em Santa Catarina e causa danos

WhatsApp Image 2017-03-12 at 14.38.20

Foto: Janaina Antero Campos/ Divulgação

O alerta de temporais para Santa Catarina que tinha para este domingo (12) se confirmou e em alguns lugares até causou danos. A passagem da frente fria em deslocamento ao litoral de SC, trouxe chuva forte, ventos acima de 60 km/h e granizo isolado. A Defesa Civil contabilizou danos em nove municípios. Conforme os registros que chegaram até a Defesa Civil Estadual, ao todo 464 residências foram atingidas, 1858 pessoas afetadas e três desalojados. Ninguém ficou ferido. Corpo de Bombeiros, Defesas Civis municipais e estaduais atuaram nas ocorrências. A Celesc trabalhou para reabastecer a energia elétrica nas unidades consumidoras. O alerta de temporal continua até às 23h deste domingo (12).

Concórdia. 12/03/17 – 12h. Alagamento. Devido ao alto volume de chuva que caiu no município houve alagamento em diversos pontos da cidade. Na Rua das Videiras, bairro Petrópolis atingiu 10 residências com maior intensidade.

Biguaçu. Data/hora: 12/03/17. Vendaval. Devido ao vendaval ocorrido no município 50 residências tiveram o telhado destelhado, alguns totalmente e aproximadamente 10 quedas de árvores sobre via pública. Conforme o registro, 200 pessoas foram diretamente afetadas, sendo que três famílias desalojadas. A prefeitura distribuiu três rolos de lona aos atingidos e a regional da Defesa Civil estadual também auxiliou com três rolos. Não há estações meteorológicas com anemômetro (medir a velocidade do vento) na região de Biguaçu. Estações com dados mais próximas: Major Gercino 65 km/h, São José 55 km/h, Florianópolis 52 km/h.

Houve também ocorrências pontuais com pequenos danos em Alfredo Wagner, Rancho Queimado, Santo Amaro da Imperatriz e Palhoça.

Florianópolis. 12/03/17. Vendaval. O vendaval no município afetou aproximadamente 300 casas na região Norte da Ilha, duas instalações públicas parcialmente destelhados; 50 solicitações de corte de árvores para o CBM/SC. O vento também derrubou diversas árvores sobre a via pública e fiação elétrica deixando vários bairros sem energia. Conforme o registro, 1200 pessoas foram diretamente afetadas pelo evento. Ninguém ficou ferido. A regional da Defesa Civil Estadual em Florianópolis distribuiu 15 rolos de lona.

Gaspar. 12/03/17 – 15h. Vendaval. A defesa civil do município informou que os ventos causaram danos em edificações na área urbana. Uma edificação totalmente destruída e outras três parcialmente. Uma família desalojada até o momento.

Xaxim. 12/03/17  – 13h17. Chuvas intensas e Vendaval. O vento forte no município derrubou duas árvores e destelhou parcialmente duas casas. Houve também pontos de alagamento isolado no Bairro Alvorada. No total, oito pessoas foram contabilizadas como afetadas pelo evento. Foi distribuído 100 m de lona.

Chapecó. 12/03/17  – 14h. Vendaval. O vento forte e a chuva no município causaram danos na estrutura de uma casa. A fragilidade da residência contribuiu no colapso. A família está em casa de parentes. O Corpo de Bombeiros isolou a área, a Defesa Civil e a Assistência Social estiveram no local para prestar auxílio. Conforme o registro, cinco pessoas foram diretamente afetadas. Ninguém ficou ferido.

Penha. 12/03 – 16h30. Vendaval. Fortes ventos atingiram o Município causando detalhamento em 60 Residências e derrubando 12 Árvores. O Município reuniu o GRAC e atenderam as ocorrências até 01h da manhã do dia 13/03. O município distribuiu quatro rolos de lona.

Ilhota. 12/03 16h. Vendaval. Fortes ventos atingiram o Município causando destelhamento em 20 Residências em média e um galpão. Também derrubou cerca de 5.000 Pés de bananeiras. O Município atendeu as ocorrências através da Defesa Civil municipal. A prefeitura distribuiu três rolos de lona.

Bocaina do Sul. 12/03 – 15h. Vendaval. Fortes ventos atingiram o Município causando destelhamento parcial em cerca de 20 residências.
Foi distribuído um um rolo de lona.

WhatsApp Image 2017-03-12 at 15.30.57

Residência interditada em Chapecó. Foto: CBM/SC