Temporal deixa 4 mil afetados em Fraiburgo

fraiburgo 3

Foto: Teilor Martelo/ Secretaria de Agricultura de Fraiburgo

O radar meteorológico de Lontras mostrava risco de Temporal com rajadas fortes de vento e granizo isolado, ontem (18) por volta das 15h20. O alerta foi emitido pela Secretaria de Estado da Defesa Civil SC e o evento se concretizou. De acordo com o levantamento que chegou até a secretaria, o granizo atingiu o Centro e todos os Bairros do município.  Danificou telhados de casas, comércio e indústrias, além de danos na agricultura. Conforme o levantamento preliminar, são 4 mil afetados, 1000 casas atingidas e 6 instalações públicas. A SDC enviou 28 lonas para a cidade e o CBM 17.

Nesta quarta-feira (19), o secretário de Estado da Defesa Civil, Rodrigo Moratelli foi até o município para avaliar os estragos. Ele se reuniu com o prefeito de Fraibrugo e representantes da ADR de Videira para definir estratégias. A equipe continua fazendo o levantamento dos danos.

fraiburgo 1

Foto: Anderson Veríssimo/ SDC SC

Até agora são 55 municípios catarinenses atingidos pela tempestade em SC. Duas pessoas morreram, 23 ficaram feridos e oito desabrigados. O temporal também afetou 106.803 pessoas e 3.549 estão desalojadas. No Estado, 2856 residências foram atingidas pelo temporal, 68 instalações públicas, 02 obras de infraestrutura, 02 de água e 14 pontos de energia elétrica. O município de Tubarão decretou Situação de Emergência e tem até o dia 26 para concluir o envio de dados no Sistema Integrado de Informações sobre Desastres(S2ID) no site do governo federal.

Tempo

RISCO DE TEMPORAIS ISOLADOS – RAJADAS FORTES DE VENTO – RAIOS – GRANIZO ISOLADO EM SC!

Nesta quarta-feira (19/10) persiste a condição de pancadas de chuva com descargas elétricas (raios) em todo o Estado e temporais com ventania e granizo isolado (rajadas em torno de 60 a 90 km/h), especialmente no Oeste, Meio Oeste, Planalto Norte, Planalto Sul, Vale do Itajaí e Litoral Sul. Esta instabilidade está associada a uma massa de ar quente e úmido que predomina em SC.

Na quinta-feira (20/10) ainda há chance de temporais isolados devido ao rápido deslocamento de uma frente fria por SC. Porém, no decorrer do dia, a virada do vento para o quadrante sul favorece a diminuição da temperatura e consequentemente dos temporais.

Acompanhe diariamente os avisos meteorológicos diários e de curto prazo (2 a 3 h de antecedência) nas redes sociais e páginas oficiais da SDC  e EPAGRI/CIRAM .

Recomendações da Defesa Civil SC:

Tempestades com descargas elétricas (raios) e ventos fortes: Proteja-se em local abrigado, longe de placas, de árvores, de postes de energia e de objetos que podem ser arremessados. Se não encontrar um abrigo, agache-se com os pés juntos, com a cabeça encostada em seu peito ou entre os joelhos e as mãos cobrindo suas orelhas ou apoiadas em seus joelhos. Se estiver na praia, jamais fique na água. Não olhe para o raio. Se estiver em casa ou qualquer outro local abrigado, desligue os aparelhos eletrônicos, não use o telefone, fique longe das janelas e lembre-se, o banheiro em alvenaria é o melhor local durante uma tempestade!

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros no número 193.

Cleiton Ferrasso/ Ascom SDC