Tendência trimestral para Santa Catarina

Meteorologistas de Santa Catarina desenham como deve ser o próximo trimestre em no Estado. Os técnicos do Ciram, acredita, que os próximos três meses serão de chuva dentro da média, com possibilidade de ser acima do volume esperado para junho, julho e agosto. Os volumes mais altos provavelmente devem ser percebidos nos meses de julho e agosto.

O boletim divulgado hoje aponta que junho deve ser o menos chuvoso dos meses de inverno. Portanto, o volume esperado para o primeiro mês do trimestre deve ser pouco percebido. Nesse mês, a chuva deve continuar ocorrendo de forma irregular, com maiores períodos de dias sem chuva e mais ensolarados.

Destaque: Eventos de chuva intensa, em curto espaço de tempo, podem ocorrer em qualquer época do ano. Por isso, ressalta-se a importância do acompanhamento diário da previsão do tempo e emissão de avisos e alertas emitidos pela Defesa Civil do Estado e coordenadorias municipais.

Climatologia (o que se espera para época do ano):

Os profissionais da área de meteorologia acreditam que no mês de junho, os volumes de precipitação variem entre 110mm e 170 mm em média do Oeste ao Planalto Catarinense. Nas demais Regiões do Estado, o esperado é menor, entre 70mm e 130mm.  Os meses de junho e julho são bem parecidos em relação a média climatológica de 80mm a 140mm do Planalto ao Litoral e, de 130 a 170mm no Oeste e Meio Oeste. Embora junho deva ser menos chuvoso que julho.

Os técnicos afirmam ainda que frentes frias, sistams de baixa pressão e vórticesciclônicos devam influenciar nesses modelos de previsão. Também é a época de atuação frequente dos ciclones extratropicais próximos ao Litoral, que oferecem perigo às embarcações, com ventos fortes e mar agitado, que muitas vezes resultam em ressaca.

Temperaturas:

Em relação à temperatura, a previsão é de valores próximos à média climatológica, no trimestre. Nos meses de inverno podem ocorrer veranicos, porém o mais comum são as atuações de massas de ar frio de origem polar. Estas massas devem ser frequentes e mais intensas, típicas do Sul do Brasil.

São características do inverno: nevoeiros associados à nebulosidade baixa, com redução de visibilidade, geada ampla e episódios de neve nas áreas mais altas do Estado.

1. A Temperatura da Superfície do Mar (TSM):

O monitoramento das condições oceânicas indica a persistência de anomalias positivas de TSM (Temperatura da Superfície do Mar) no Oceano Pacífico Equatorial cada vez menores, com tendência a configuração de neutralidade por dois meses seguidos (meses de inverno) e configuração de La Niña no final da estação mais fria do ano e, início da primavera.

Elaboração do boletim: Marcelo Martins e Gilsânia Cruz (Meteorologistas)

Previsão do Fórum Climático de Santa Catarina.