Treinamento de técnicos do radar finaliza nos próximos dias

20140827 142844

Foto: Paulo Cesar Santos – SDC/SC.

Na quarta-feira, 27, uma equipe da Defesa Civil de Santa Catarina acompanhou o treinamento técnico na torre do Radar Meteorológico, em Lontras no Alto Vale do Itajaí. O Secretário de Estado em exercício, Fabiano de Souza aproveitou a oportunidade para esclarecer dúvidas sobre o funcionamento do equipamento em sua integralidade. “Nos próximos dias já estaremos com o radar funcionando. As imagens geradas já detectam influências do clima no Estado”, enfatizou.

Coordenados por um técnico da empresa fabricante do Radar Meteorológico, um engenheiro do Simepar e um técnico em eletrônica Epagri/Ciram, participam da formação que permitirá aos profissionais realizar manutenções primárias.

Enquanto esse grupo participa da formação, em Lontras, outros profissionais fazem parte da equipe de meteorologistas e técnicos que vão operar as imagens geradas pelo Radar Meterológico. São meteorologistas da Epagri/Ciram e o Gerente de Monitoramento da Defesa Civil de Santa Catarina, Frederico Rudorff, que é acompanhado de mais dois profissionais da SDC.  A intenção é que essa fase seja finalizada na próxima semana. “O próximo passo é a operação assistida, que deve durar cerca de 30 dias”, disse.

No entanto, o radar meteorológico já está em funcionamento e as imagens devem ser disponibilizadas no site da Defesa Civil a partir de setembro. O momento que os dois grupos passam neste momento, é fundamental para que o radar esteja afinado com as características de Santa Catarina, conforme resslaou Rudorff.