Três municípios decretam Situação de Emergência

fraiburgo - avaliacao temporal 20161020 1599263499

Fotos: Jaqueline Noceti / Secom

Dos 59 municípios atingidos pelos temporais desde o último domingo (16), três decretaram Situação de Emergência (Tubarão, Fraiburgo e Capivari de Baixo). Os municípios têm até dez dias à partir da data do evento para preencher os dados no Formulário de Identificação de Desastres (Fide) do Sistema de Identificação de Desastres (S2ID) do governo Federal. Depois disso, a Defesa Civil SC avalia se o município alcançou os índices para a homologação. Em seguida, é encaminhado para a União para possível reconhecimento de Situação de Emergência.

Nesta quinta-feira (19), o governador Raimundo Colombo visitou o município de Fraiburgo, onde participou de uma reunião para avaliar os prejuízos causados pelo granizo e por fortes ventos. Durante o encontro, o prefeito de Fraiburgo, Ivo Biazzolo, representantes das forças de segurança do Estado e o secretário de Estado da Defesa Civil, Rodrigo Moratelli, apresentaram relatórios preliminares da situação no município.

Em Fraiburgo, até o momento, os registros são: 6 pessoas feridas, 10 desabrigadas, 30 desalojadas, 6480 afetadas, 2160 residências, 11 instalações públicas atingidas. Ainda, um homem morreu enquanto tentava consertar o telhado. A Defesa Civil SC enviou 28 rolos de lona para o município, 8908 telhas de fibrocimento que estavam em Chapecó foram enviadas para Fraiburgo e mais 16 mil folhas devem chegar amanhã (19).

“Quando a Defesa Civil distribui lonas é para proteger o patrimônio que as pessoas têm dentro de casa. Se você subir no telhado está se expondo ao risco de transformar uma crise que está acontecendo no município em um desastre familiar”, alerta Rodrigo Moratelli.

Capivari de Baixo também decretou Situação de Emergência. O documento chegou hoje na Secretaria de Estado da Defesa Civil de SC. O município foi atingido por tempestades e deixou 12 feridos, 38 desalojados, 1200 afetados, 300 casas atingidas e 33 instalações públicas. 26 rolos de lona foram enviados ao município.

Tubarão, decretou Situação de Emergência no início desta semana. Uma criança morreu, 21 ficaram feridos, 8 desabrigados, 3512 desalojados, 97298  afetados.

A Secretaria de Estado da Defesa Civil SC já destinou 208 rolos de lona para os afetados do temporal que atinge o Estado desde domingo (16). Até agora, 59 municípios registraram quedas de granizo, vendaval, forte chuva ou alagamentos. O município de Tubarão e Fraiburgo decretaram Situação de Emergência. Eles ainda estão preenchendo o Sistema de Identificação de Desastres.

fraiburgo

Foto: Tenente coronel da PM em Fraiburgo, Adilson

Total geral: 59 municípios atingidos. 3 mortos. 41 feridos. 18 desabrigados. 3617 desalojados. 129752 afetados. 4939 residências. 112 instalações públicas. Defesa Civil SC enviou 208 rolos de lona. 16 mil folhas de fibro cimento devem chegar amanhã (21) em Fraiburgo, hoje (20) quase 9 mil folhas chegaram ao município.