Unidade Móvel de Comando é utilizada pela Defesa Civil SC

edb27605-94e2-4f0b-8a9d-62bc9b2be1d5

A Defesa Civil do Estado de Santa Catarina conta com um reforço na frota para atuar em operações. A instituição recebeu um micro-ônibus que será utilizado como unidade móvel em ações de fiscalizações sobre emergência e transporte de produtos perigosos e nos atendimentos em situações de crise, durante um evento adverso severo, que seja registrado no Estado.

Nessas situações, o veículo servirá como centro de comando móvel da Defesa Civil e poderá ser deslocado para qualquer Região de Santa Catarina. No momento em que está previsto uma crise muito aguda em determinada região, a unidade vai ao local.

Conforme o secretário de Estado da Defesa Civil, Rodrigo Moratelli, naquele ponto específico, os técnicos poderão auxiliar no monitoramento regionalmente. Com isso, vai melhorar a qualidade dos alertas e operação das equipes durante o plano de ação emergencial desenvolvido na área afetada. “Isso facilita e dá mais agilidade para as equipes do Estado e também do município”, diz.

De acordo com Moratelli, a equipe poderá prestar um atendimento baseado em protocolos operacionais com uma assertividade muito maior, reduzindo o impacto para a população desse evento e também reduzindo o impacto patrimonial e fiscal do Estado.

O micro-ônibus é equipado com monitores, computadores, sistema de radiocomunicação e toda estrutura tecnológica para atendimento dos trabalhos a serem oferecidos. Poderá transmitir informações para o Centro Integrado de Gestão de Risco e Desastres – Cigerd, em tempo real a partir do ano que vem quando estiver em operação. Ainda, possibilita a elaboração de documentos, relatórios e definir ações também faz parte dos trabalhos que poderão ser realizados através da base móvel.

Quando o micro–ônibus não tiver emergências, vai atuar nas operações de produtos perigosos. E ele já está em uso. Nesta quarta-feira (13), é utilizado em operação de fiscalização preventiva no posto da Policia Rodoviária Federal, em Barra Velha. Na quinta-feira (14), a ação ocorre no posto da Policia Militar Rodoviária, no Bairro Itoupava Norte, em Blumenau. A fiscalização ocorre o dia inteiro e diversas instituições que atuam em prevenção participam junto com a Defesa Civil.

Para o gestor gerente de Gestão de Produtos Perigosos, Almir Vieira, a estrutura facilita o trabalho de prevenção e operação em fiscalização de produtos perigosos. “Podemos fazer a atividade em qualquer local da rodovia essa atividade”, diz. No momento de emergência com produtos perigosos, a unidade móvel vai até o local e fica o tempo que for necessário.