V Exercício de Ajuda Humanitária inicia nesta semana

Nos dias 13 e 14 de julho será realizado, na cidade de Blumenau, o V Exercício de Ajuda Humanitária. O Simulado é promovido pelo Exército Brasileiro e conta com o apoio e participação da Defesa civil de Santa Catarina (DCSC), do Corpo de Bombeiros Militar (CBMSC), Polícia Militar (PMSC), Polícia Civil (PCSC), Instituto Geral de Perícias (IGP) e Defesa Civil Municipal de Blumenau. O grande foco da iniciativa é promover a integração e a preparação das agências que atuam na resposta a desastres.

As atividades iniciam na quinta-feira (08) com o acionamento das entidades integrantes do grupo de Ações Coordenadas (GRAC). Na sexta-feira (09), a partir das 14 horas, serão realizadas ações simuladas de coordenação e planejamento no Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres (CIGERD), em Florianópolis. Para o treinamento o Exercício foi planejado um cenário de ocorrências que podem ser provocadas por um Ciclone Bomba, quando vários municípios teriam sido atingidos.

No município de Blumenau foram preparadas as mais diferentes situações que vão desde resgate de desaparecidos, travessia de áreas alagadas e abertura de abrigos. Durante os dois dias de atividades em Blumenau será registrada grande circulação de viaturas e tropas na região. É importante destacar para a população que os cenários criados para as ocorrências e os figurantes são fictícios e a movimentação será apenas em função do Simulado de Ajuda Humanitária.

Os atendimentos dos órgãos de emergência, durante os dias do treinamento, não serão afetados, funcionando normalmente através dos telefones de cada instituição.

Braço Forte Mão Amiga

No V Exercício de Ajuda Humanitária o Exército Brasileiro atuará com tropas de Florianópolis, Joinville, Criciúma, Porto União, Curitiba e de Blumenau. O exercício tem por objetivo adestrar as tropas da 14ª Brigada de Infantaria Motorizadas voltadas para a Força de Ajuda Humanitária.

O Exército Brasileiro, quando acionado, participa em todo o território nacional de atividades de apoio à população em situações de calamidade, tais como as desencadeadas nas enchentes do Vale do Rio Itajaí, nos anos de 1983 e 2008, consideradas as maiores catástrofes climáticas do Estado de SC.

Quando os segundos contam, contem com a gente!

Para os dias de simulado o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) empregará uma equipe de Força-Tarefa (FT), a FT 03, composta por Bombeiros Militares especializados em atividades relacionadas a desastres climáticos. O CBMSC também empregará um binômio – dupla entre Bombeiro Militar e cão de busca, aeronave Arcanjo 03, embarcações e também viaturas específicas para a atividade, com ferramentas e maquinário para atuação. Também serão disponibilizados militares para as áreas de coordenação e gerenciamento. A operação será coordenada pelos militares do 3º Batalhão de Bombeiros Militar, com sede em Blumenau.

O CBMSC criou as equipes de Forças-Tarefa em janeiro de 2011 para o atendimento das situações extremas. Hoje o estado possui 15 FTs, com cerca de 300 bombeiros militares disponíveis, divididos em equipes multidisciplinares estruturadas para atendimentos de desastres naturais ou calamidades públicas. As FTs são autossuficientes em relação a equipamentos, alimentação, alojamento e recursos, permitindo que a logística e o deslocamento sejam mais rápidos, quando uma equipe é acionada.

Defesa Civil somos todos nós

Durante o V Exercício de Ajuda Humanitária a Defesa Civil de Santa Catarina vai colocar em operação o Sistema que é considerado referência internacional. Dentro deste escopo temos o Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres (CIGERD), em Florianópolis, onde são realizadas as ações de planejamento, coordenação de resposta, monitoramento e alertas.

Já em Blumenau será utilizado o CIGERD regional, uma das 20 estruturas da DCSC distribuídas pelo Estado que garantem autossuficiência operacional durante as mais difíceis situações com geração própria de energia e sistema avançado de comunicação através de fibra ótica. Através dos CIGERDs os membros do Grupo de ações Coordenadas (GRAC) atuam de forma conjunta possibilitando uma resposta mais rápida e eficiente aos catarinenses.

Polícia Militar: Preservar a Ordem, Proteger a Vida

No V Exercício de Ajuda Humanitária, a Polícia Militar de Santa Catarina, por meio do 10° BPM (Blumenau), colocará seu efetivo devidamente armado e equipado à disposição para simular 04 ocorrências comuns em eventos de desastres naturais, que são: Saque/Roubo, Furto a Residência e Furto a Comércio. O simulado contribuirá para o treinamento dos policiais militares e para a melhoria contínua no cumprimento da missão de polícia ostensiva e preservação da ordem pública, sem prejuízo ao atendimento das ocorrências geradas pela comunidade pelo número de emergência 190.

Emprego de tecnologia e apoio nos momentos mais difíceis

Em sua primeira participação no Exercício, o Instituto Geral de Perícias atuará em integração com o Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e Exército Brasileiro, num incidente simulado de deslizamento de terra com múltiplos óbitos, que ultrapassam a capacidade de resposta normal do IML/IGP. Neste cenário, serão acionadas equipes multidisciplinares que farão o processamento criminalístico do local e o procedimento de busca e recuperação de corpos com fundamento no Protocolo Interpol DVI, ferramenta internacionalmente consagrada para identificação de vítimas fatais em ocorrências deste tipo.

Polícia Civil de Santa Catarina, 209 anos ao lado dos catarinenses

A atuação da Polícia Civil de Santa Catarina, em Blumenau, será com base no plano de contingência de inundações e movimentos de massas do município, que prevê a participação da instituição nas reuniões de ações e no planejamento específico visando a mobilização e a distribuição de pessoal e equipamento em locais estratégicos para melhor desenvolver as atividades.

Aviso de Pauta

V Exercício de Ajuda Humanitária

Período: 09 a 14 de julho de 2021
Locais:

1- No dia 09 de julho em Florianópolis no Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres (CIGERD).

2- De 13 a 14 de julho na Base de Operações da 62º Batalhão de Infantaria, em Blumenau (SC) ou no Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres de Blumenau.

Outras informações sobre o 4º Exercício de Ajuda Humanitária:
Exército Brasileiro: (48) 988669559 – TC Souza Rodrigues
Defesa Civil SC: (48) 99185-3839 – Flávio
Corpo de Bombeiros Militar SC: (48) 98843-4427 – Melina
Polícia Militar SC: (48) 99125-0927 – Passamai

Instituto Geral de Perícias: (48) 99111-4259 – Cibeli

Polícia Civil: (48) 99119-8960 – Diogo Vargas