Ventos fortes e chuvas causam danos no Estado

b9d0b860-8304-45f2-90ec-97c0a43ed5ce
Foto: Divulgação Defesa Civil SC

A tempestade severa que passou pelo Estado neste domingo, 15, deixou um rastro de destruição. Foram sete os municípios atingidos por chuvas ou ventos fortes e 295 atingidos. A situação mais grave é em Ponte Alta do Norte, onde três pessoas morreram. O município de Ponta Alta do Norte e Porto União foram afetados por uma microexplosão. Houve vendaval em Caxambu do Sul. E alagamentos ocorreram em Guaraciaba, Ouro Verde e Bom Jesus. Também aconteceu deslizamento em Capinzal.

O município de Ponta Alta do Norte decretou hoje, 17, situação de emergência. Foram registrados 20 feridos. Sendo seis com ferimentos graves, 4 estão internadas no hospital Curitibanos, uma em Lages e outra pessoa em Caçador. Além das três mortes que ocorreram na região. Neste município até o momento soma-se 280 afetados pelos fortes ventos. E 70 casas atingidas, destas, 12 foram completamente destruídas. A região já esta recebendo assistência do Governo do Estado e conta com um abrigo aberto.

Porto União também registrou um óbito, e três feridos. Contabilizando 4 afetados e uma residência atingida. Os ventos fortes destelharam casas, e ocasionaram em queda de árvores e barreiras na região.

Alagamentos pontuais aconteceram domingo, 15, nos municípios de Ouro Verde e Bom Jesus. Não houve registro de afetados ou feridos. Em Guaraciaba também ocorreram alagamentos, uma residência foi atingida, a causa foi o uma boca de lobo obstruída por lixo e terra. O vendaval no município de Caxambu do Sul registrou uma casa parcialmente destruída e um casal de idosos desabrigado.

Na segunda-feira, 16, também foi registrado deslizamento no município de Capinzal, uma residência foi parcialmente destruída, e 4 pessoas foram afetadas. 

 

 

Texto: Mariana Fernandes