Perfuração de túnel na Barragem de Ituporanga foi confirmada durante vistoria

VISTORIA 3

Fotos: Paulo Cesar Santos – SDC/SC

Após rápida reunião com o corpo técnico que conduz as obras de alteamento da Barragem de Ituporanga, o Secretário de Estado da Defesa Civil, Milton Hobus caminhou nesta sexta-feira, 20, pelo o canteiro de obras. Passou pelo Canal Extravasor, solicitou informações como será o processo de perfuração do túnel e quando deve começar chegar os equipamentos para execução do serviço. “A informação que recebemos dos engenheiros, é que na semana que vem, os equipamentos comecem a chegar. Nos próximos dias, o túnel deve começar a ser aberto,” destacou.

O Túnel que dá acesso ao canal extravasor possui 262 metros de extensão. São cerca de sete metros de abertura, por onde vai passar a água. Os trabalhos devem duram aproximadamente três meses. É considerada uma das etapas mais complexas da obra, composta pela sobre-elevação da barragem. “É uma parte importante da obra que permitirá um novo sistema de operação da barragem,” enfatizou.

De acordo com Hobus, além do túnel do canal extravasor, a visita é para tratar das obras complementares que serão executadas. Algumas dessas ações poderão ser feitas paralelamente a finalização dos trabalhos. Outras terão que aguardar a finalização do túnel. Entre essas obras complementares estão: a iluminação diferenciada, o isolamento com cercado da área da barragem, pavimentação da barragem.

Depois de passar por esse trecho da obra, o Secretário, acompanhado do Assessor Técnico da Defesa Civil, Emerson Emerim e dos engenheiros foi até o local por onde a água do túnel vai sair. Em seguida passou pelo barramento que já teve a sobre-elevação finalizada e já garante mais segurança a quem mora a jusante da estrutura. São mais 20 milhões de metros cúbicos retidos. Para finalizar a visita técnica, Hobus passou pela casa de máquinas e verificou os muros complementares que foram erguidos.

Nesta sexta-feira, os trabalhos dos operários se concentraram no reforço das paredes do canal extravasor, após o túnel. A aplicação de concreto é para dar mais segurança na passagem da água. Em alguns pontos, a espessura de massa em sólida chega a quase 30 centímetros.

A Barragem de Ituporanga está com aproximadamente 56% das obras concluídas. Segundo o engenheiro, André Poluceno isso não representa que a obra esteja atrasada. “Na realidade trabalhamos com medição. Então é nesse contexto que estimamos o percentual. No entanto, esse momento é o que tem a execução da parte que exige maior esforço dos trabalhadores.” Afirmou.

Poluceno garantiu ainda que a previsão é que os trabalhos sejam finalizados no prazo estipulado pela Defesa Civil de Santa Catarina. A expectativa é que no final de julho a obra seja finalizada. O tempo seco tem colaborado para o bom andamento dos serviços.

O mesmo cronograma se aplica a Barragem de Taió, que está com aproximadamente 52%. Os trabalhos no local também estão em ritmo acelerado para que a entrega respeite o prazo. Uma visita técnica na Barragem Oeste pode ocorrer na próxima semana para dar um norte, nesta reta final de trabalhos na estrutura que recebeu ainda uma nova comporta.

<<<Galeria de Fotos>>>