Worrkshop do Monitoramento Climático ocorre em Florianópolis

10833912 737082419709077 552551747 n

Defesa Civil de Santa Catarina organiza o Workshop de Monitoramento Climático. O evento será realizado, na Universidade do Sul de Santa Catarina, em Florianópolis, no dia 16 de dezembro. A programação se estende durante o dia inteiro. Serão palestras e discussões sobre as possíveis mudanças no tempo, detectadas pelo Fórum Climático, realizado a cada três meses no Estado.

Esse é o terceiro evento destinado a discutir a temática. Em Julho, o evento teme a denominação Workshop El Niño, realizado em Florianópolis. Em outubro, a segunda edição foi organizada, em Curitiba, no Paraná.  

Os Estados se prepararam, trocaram informações e conseguiram estar preparados para possíveis efeitos do El Niño.  O objetivo é que os encontros sejam realizados a cada dois ou três meses, para discutir ações em períodos de instabilidade.

A programação do Workshop de Monitoramento Climático ainda está em fase de definição. O Diferencial desta edição do encontro, é que serão abertas vagas para alguns municípios de Santa Catarina participar.

De acordo com o Secretário de Estado da Defesa Civil de Santa Catarina, Rodrigo Moratelli, o efeito dos encontros foi satisfatório. “ A intenção é difundir que a região do Codesul, que engloba os Estados participantes, não está diante apenas de um tipo de evento climático, mas outros fenômenos adversos”, destacou.

Moratelli salienta ainda que as informações a cerca do comportamento do clima são uniformizadas pelos técnicos, dos Estados, durante esses encontros. “há pensamentos diferentes e entendimentos diferenciados, mas os encontros dão noção de que é possível chegar ao consenso dos profissionais”, concluiu.