Resposta rápida da Defesa Civil: Assistência Humanitária chega em menos de 24 horas para Paulo Lopes

Nos últimos dias, as fortes chuvas têm assolado vários municípios de Santa Catarina, principalmente os que pertencem à região da Grande Florianópolis. O município de Paulo Lopes, que também está na lista dos municípios mais atingidos, recebeu, nesta manhã de terça-feira, 16, Itens de Assistência Humanitária (IAH), da Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina (SDC), após decreto de Situação de Emergência (SE).

Foto: Divulgação / Prefeitura de Paulo Lopes

“Paulo Lopes foi um dos municípios mais atingidos pelas chuvas que ocorreram nesses dias. Desta forma, o município realizou contato com a Defesa Civil estadual,  após decreto de situação de emergência, para verificar a possibilidade de solicitação de apoio quanto ao fornecimento de itens de assistência humanitária de forma complementar e, em menos de 24 horas, a nossa secretaria conseguiu atender à solicitação e realizou a entrega”, declarou Major Ireno, gerente de Assistência Humanitária.

O valor total dos itens de assistência humanitária somam-se a R$14.358,02. Os itens de assistência humanitária entregues são:

• 15 Fardos de Água
  • 30 Cestas básicas de alimentos para 7 dias
  • 30 Kits de higiene pessoal
  • 30 Kits de limpeza doméstica
  • 08 Colchões Casal CELOG
  • 08 Acomodações Casal CELOG
  • 10 Colchões Solteiro CELOG
  • 10 Acomodações Solteiro CELOG

Foto: Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina

Atualização da situação das chuvas nos municípios da Grande Florianópolis

• Na cidade de Palhoça, um abrigo foi aberto para abrigar 50 desalojados e 11 desabrigados devido às fortes chuvas. Na manhã de hoje, 16, a BR-101, no Morro dos Cavalos, foi parcialmente liberada, com uma pista no sentido norte e duas no sentido sul. A concessionária Arteris está monitorando a área e poderá impor restrições em conjunto com a Polícia Rodoviária Federal e a Defesa Civil para garantir a segurança dos usuários.
  • Em São João Batista, desde sexta-feira as chuvas causaram alagamentos e deslizamentos no município. Na segunda-feira, 15, as chuvas afetaram as localidades de Ribanceira do Sul, Alemão, Fernandes e Arataca. Duas pontes e um pontilhão foram interditados, além de uma adutora que se rompeu. Trabalhos foram feitos para restabelecer o fornecimento da água. O pontilhão na Colônia Nova Itália foi interditado para avaliação, mas os moradores conseguem transitar através de um acesso em uma via rural. O GRAC Municipal continua ativado com equipes de resgate em condições de resposta rápida se acionados.
  • No município de São José, Forquilhas foi a principal localidade afetada, com diversos pontos de alagamento. Até o momento, não foram abertos abrigos, e a assistência social municipal está atendendo pontualmente.
  • Em Florianópolis, ocorreu um desabamento de muro e deslizamento de terra no bairro Costeira, sem vítimas. Os moradores afetados irão se deslocar para casa de familiares. Além disso, houve seis deslizamentos em encostas de morros e alagamentos crônicos em vias públicas no centro da cidade. Equipes da Defesa Municipal estão prestando auxílio à população.
  • Em Paulo Lopes, equipes da Secretaria da Proteção e Defesa Civil realizaram vistoria pela manhã para avaliar os danos causados pelas chuvas e prestar o apoio necessário. Foram identificados os principais danos e os mesmos estão relacionados à infraestrutura do município. Até o momento, 33 pessoas estão desalojadas.
  • Em Garopaba, foram registrados pontos de alagamento. Após vistoria da Coordenadoria Regional de Proteção e Defesa Civil, foram identificados problemas principalmente na infraestrutura do município.

Em relação aos Decretos de Situação de Emergência, até o momento, seis municípios emitiram: Paulo Lopes, Santo Amaro da Imperatriz, Canelinha, Garopaba, Águas Mornas e Palhoça, sendo que a documentação dos processos está em análise para Homologação pelo Estado. Quanto aos danos e prejuízos, 194 pessoas estão desalojadas, 20 no município de Biguaçu, duas pessoas em Imbituba, em Palhoça 50 estão desalojados e 11 desabrigados, duas pessoas desalojadas em Tubarão e 120 desalojadas em Paulo Lopes.

Confira a previsão do tempo para os próximos dias:

:::Previsão para os próximos cinco dias:::

:::Mar agitado entre terça (16) e quarta-feira (17):::

Defesa Civil somos todos nós!

Informações adicionais para a imprensa:

Grasiele Aguiar / Thuana Raimondi
ASCOM  – Assessoria de Comunicação